Ponto Final – 24 de junho

Cemitérios serão revitalizados

O crescimento acelerado de Florianópolis nas últimas décadas produziu uma situação de dificuldade para a prefeitura – criar mais vagas nos superlotados cemitérios ou implantar um novo espaço destinado a sepultamentos.

Estudo realizado pela SMDU (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) aponta para uma solução: a revitalização dos 12 cemitérios do município. O secretário José Carlos Rauen explica que será necessário, em primeiro lugar, criar uma lei específica para isso, aprovada pela Câmara Municipal. Depois, promover uma licitação e, posteriormente, começar as atividades de revisão e reorganização urbanística dos espaços.

Rauen acredita que o trabalho a ser desenvolvido pela SMDU resultará na criação de mais oito mil vagas, suficientes para atender a cidade durante uma década.

Impasse

Há uma preocupação que se generaliza em Biguaçu e arredores: por que a questão do estaleiro da OSX esfriou? O problema não é relativo apenas ao licenciamento ambiental, que é sempre demorado e polêmico em empreendimentos do gênero. Lideranças da região metropolitana ouvidas pela coluna entendem que ações políticas, neste momento, são indispensáveis para que o estaleiro deixe de ser apenas um projeto.

Falta alguma coisa

Não há dúvida: a ponte estaiada sobre o Rio Araújo, na divisa de Florianópolis com São José é um marco da engenharia catarinense, um monumento à beleza arquitetônica. No entanto, poderiam ter incorporado algumas melhorias urbanísticas indispensáveis: ciclovia e pista para a prática de caminhadas e corridas. Também não há calçada específica para guiar deficientes visuais. Mas vamos dar um desconto: quem sabe esses detalhes (de mobilidade e acessibilidade) não possam ser instalados futuramente?

Realidade crua

Vereadores de Florianópolis participaram ontem do projeto Câmara na Comunidade, realizando atividades na Cidade da Criança, ao lado da Casa da Agronômica. A entidade atende crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica. Alguns parlamentares ficaram impressionados com o relato de dois garotos, um de 13 e outro de 10 anos, internos da instituição. Eles disseram que há mais de dois anos não freqüentam escola.

Parquinho

Além do relato dos meninos que não estudam, vereadores ficaram impressionados com o quadro do único parquinho para utilização das crianças (foto), em visível estado de abandono

Personalismo social

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação está inaugurando as novas instalações do Sistema Nacional de Emprego (Sine), batizando o ambiente com o nome de Darci Ribeiro, em homenagem ao grande antropólogo e político trabalhista brasileiro. Mas a coisa não para por aí: a sala de reuniões será denominada Leonel Brizola, outro líder que marcou a história do país.

O partido

Não é usual que espaços públicos desse tipo – ainda mais quando se trata de área social – recebam nomes de políticos, mesmo falecidos. No caso, dois fundadores do PDT. Não por coincidência o partido que comanda a secretaria.

O pior crime

A implantação de chips de identificação nos veículos está sendo considerada inconstitucional pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que vai questionar a medida junto ao STF (Supremo Tribunal Federal). Embora seja de fato uma violação aos direitos e garantias individuais, o sistema de identificação pode ser o recurso extremo da cidadania contra a escalada do crime. O que é menos criminoso: vigiar ou impedir o roubo de veículos?

Grana garantida

Os R$ 10 milhões do governo federal para as obras emergenciais na Armação do Pântano do Sul serão repassados hoje em ato comandado pela senadora Ideli Salvatti e pelo deputado federal Cláudio Vignatti, ambos do PT. Cerimônia será na própria comunidade praiana, a partir das 10 horas.

Adoção – Amanda Santos, do curso de Jornalismo da Estácio de Sá, apresenta hoje, às 19h30, no auditório da faculdade, seu trabalho de conclusão de curso – uma reportagem em vídeo sobre a Lei Nacional de Adoção, de autoria do deputado federal catarinense João Matos (PMDB).

Lenda – Uma das lendas do jornalismo catarinense, o homem de comunicação Manoel de Menezes (pai do Cacau), será tema de outro trabalho de conclusão de curso da Estácio de Sá. O documentário radiofônico será apresentado na segunda-feira, por sua neta Maria Cláudia de Menezes (filha do Cacau).

Luxo só – Florianópolis foi a 4ª cidade brasileira que mais recebeu eventos internacionais em 2009, segundo levantamento da International Congress and Convention Association. Perdemos apenas para Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.

Cidadania – Se há algo que os florianopolitanos não podem reclamar é da atenção à cidadania: depois da Câmara Cidadã, agora será o Sábado da Cidadania (dia 26), promovido pela Nova Acrópole, com apoio da OAB, UFSC, prefeitura e outras instituições.

Insegurança – Investiram milhões de reais na construção de uma base da Polícia Militar no alto do Maciço do Morro da Cruz, com o objetivo de melhorar a segurança da cidade. A base está abandonada. Denúncia foi feita ontem pelo deputado Sargento Soares (PDT).

Folhinha – 24 de junho. E viva São João!

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Posted by Néco Pelin on 27/06/2010 at 18:44

    Foi só acender o pavio que a chama ardeu … logo, logo já divulgaram noto no JND. Não é só na Copa que Gana avança … em Gana … eu gosto.

    Responder

  2. Damião, aquela não é uma ponte estaiada. Os cabos e a estrutura em V invertido não seguram a estrutura da ponte. São coisas decorativas, pra fazer de conta. A ponte, curta, é sustentada sobre seus pilares e alicerces, nas duas margens. O estaiamento é usado em vãos mais longos.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: