Coluna de 8 de abril

IPUF questiona reações ao Plano Diretor

O prefeito Dário Berger vai se pronunciar amanhã, em entrevista coletiva, sobre a polêmica do Plano Diretor da Prefeitura. Antecipando-se ao prefeito, o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) distribuiu uma nota ontem, no fim da tarde, lançando nove questionamentos referentes à mobilização das comunidades e às recomendações do Ministério Público Federal. Pelo que se depreende da extensa nota do IPUF, o órgão responsável pela formatação técnica do Plano pouco se importa com o que manifestou a procuradora federal Analúcia Hartmann e defende, nas entrelinhas e nas linhas, a remessa do documento à Câmara de Vereadores, menosprezando as contestações que as comunidades vêm apresentando desde a fracassada – e obrigatória – audiência pública de 18 de março.

Operação educativa

A Operação Fim de Tarde da Guarda Municipal entra em ação na próxima segunda feira, para acabar com os chamados “fura-filas”, ou seja, motoristas que não respeitam o fluxo e tentam levar vantagem ao “costurar” os engarrafamentos. Os pontos estratégicos, no sentido Centro – ponte Colombo Salles, vão ser fiscalizados entre as 17 e 21 horas.

Sem espertezas

Quatro ações estão programadas pela Guarda Municipal para realização num primeiro momento. Os “espertinhos” não poderão mais ultrapassar em locais considerados irregulares e proibidos. A expectativa é que o trânsito ganhe mais velocidade com a eliminação das paradinhas obrigatórias para dar a vez aos veículos guiados por motoristas impacientes.

Constrangimento

Quem procura uma consulta clínica no posto de saúde do Rio Tavares precisa primeiro se submeter a uma reunião em grupo, para determinação da necessidade (ou não) da consulta. Os pacientes são orientados a informar, diante de um grupo de estranhos, qual seu problema de saúde. Os que preferem manter sigilo, por vergonha ou acanhamento, têm que esperar pelo fim do encontro para só então falar a sós com o profissional de saúde.

Jurerê sem táxi

Mensagem do leitor César M. Jacques: “A propósito de tua abordagem quanto à carência de táxis na Capital, dita do Mercosul, é bom ainda salientar que em Jurerê Internacional não há um único serviço de táxi. Caso ocorra greve no transporte coletivo, quem mora lá, como eu, ou consegue carona ou ‘dança’. Abraço de seu leitor diário, César “.

Ouro negro

A Verax Consultoria, empresa que estudou a viabilidade técnica e econômica para a construção do estaleiro da OSX, em Biguaçu, avalia que os recursos potenciais de petróleo e gás natural do Brasil podem elevar o país à quinta colocação entre os produtores de petróleo no mundo. Por conta desse potencial, o país precisa instalar 171 plataformas de exploração de pré-sal em águas profundas.

Zona Azul

Para o leitor Roberto Grisard Clausen, a implantação do sistema eletrônico de Zona Azul não é aquilo tudo que parece. “Nossas ruas não têm o número suficiente de operadores, ou seja, você estaciona em determinado local e tem que ficar esperando pelo dito operador, às vezes por mais de 15 minutos”, observa.

Venda casada

Ainda conforme o leitor Roberto Grisard Clausen, “nem todo o mundo tem celular com WAP e a pessoa tem que se cadastrar num determinado site pelo valor mínimo de R$ 30, este em crédito. Isso não é uma venda forçada ou casada? Pelo que vejo, é mais uma forma de forçar o povo a usar uma coisa que talvez não lhe interesse”, assinala.

Quase pronto

O prédio do velho Hotel Majestic, na esquina das ruas Trajano e Conselheiro Mafra, está em processo final de recuperação (foto). Construído no início do século 20, pertenceu às famílias Daux e Cordioli, tradicionais no ramo hoteleiro em Florianópolis. Quem está promovendo a restauração é o proprietário da loja que fica no térreo: não há um centavo público investido nas obras.

Fraternidade – Médico Carlos Lyrio faz palestra, neste sábado, às 14 horas, no auditória da OAB (Florianópolis) sobre o tema HIV – Uma Contribuição da Homeopatia. Toda a renda será revertida para o Gapa – Lar Recanto do Carinho.

Bigfest – A banda Capital Inicial será uma das atrações da Bigfest deste ano, evento que integra a programação de aniversário de Biguaçu (177 anos). O show acontecerá no dia 8 de maio.

Não é piada – Cliente xingou o Bradesco em seu twitter, por causa de um episódio de mau atendimento. Agora o perfil do twitter do Bradesco segue a cliente. “Em que posso ajudar?”, pergunta o twitter do banco.

Acolhimento – Bela notícia: será apresentada hoje aos apoiadores e à imprensa a Casa de Acolhimento do Mont Serrat, mantida pelo Centro Cultural Escrava Anastácia. A casa receberá a partir de sábado 40 crianças e adolescentes.

Agradecimento – Esta coluna agradece as manifestações dos leitores pelo Dia Nacional do Jornalista, ontem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: