Coluna de 7 de abril

Tira no lugar certo

O governador Leonel Pavan acertou em cheio ao adotar uma solução técnica para a Segurança Pública, com a nomeação do delegado André Silveira para a secretaria. Não dá para misturar segurança pública com política.

A inútil reserva de vagas

Tem razão o colega Lucas Sampaio, em mensagem à coluna, quanto ao ponto de táxi da Praça 15: se não há táxis disponíveis, por que são reservadas 26 vagas para esses veículos?

A situação é bem clara: em raras vezes teremos visto, recentemente, 26 carros parados no maior ponto do Centro. Pior, não há táxis em muitos outros lugares da cidade. O próprio Lucas registra: “Não são os táxis que esperam os passageiros, mas sim o oposto”. E cita o caso de sexta–feira passada, no aeroporto Hercílio Luz: praticamente todos os passageiros que desembarcaram de um avião estavam na fila, do lado de fora, aguardando táxis para seguir ao Centro. Uma vergonha para uma cidade que se diz turística.

E o problema não era só com os táxis: não havia qualquer outro tipo de transporte acessível – como ônibus – porque a sexta-feira era santa e, como se sabe, pouca gente nesta cidade se dá ao trabalho de prestar serviços à população nos feriados prolongados.

O chororô de sempre

O mais irônico, nessa história dos táxis, é que quando alguém entra no veículo e puxa conversa com o motorista ouve sempre a mesma resposta: “O movimento está fraco, muito fraco”. Ora, se o movimento está fraco, por que não há táxis circulando em Florianópolis?

Lição turística

Ainda sobre o trabalho fraco nos feriadões: enquanto em Florianópolis, que um dia pretendeu ser a “Capital Turística do Mercosul”, até os supermercados fecharam as portas no domingo de Páscoa, em Balneário Camboriú todos os estabelecimentos comerciais estavam funcionando normalmente. E com movimento excepcional.

Placa no HU (1)

No saguão de uma das entradas do Hospital Universitário, um aviso no mural informa aos visitantes que desacato é crime. No texto, a íntegra da lei e a pena prevista. Parece a forma que encontraram para intimidar os pacientes que costumam se revoltar contra o atendimento.

Placa no HU (2)

No caso, seria de bom tom acrescentar também a íntegra da lei, do estatuto do servidor, que determina o cumprimento dos horários de trabalho, ética na função, e sobretudo, respeito ao usuário, que tem direito ao serviço público de saúde.

Câmara comunitária

Bela iniciativa da Câmara de Florianópolis, já experimentada no Continente, Norte e Leste da Ilha de Santa Catarina, será levada hoje à região Sul. Os vereadores percorrerão 12 comunidades, visitando núcleos de educação, creches, centros de saúde e obras públicas em andamento. A maratona será encerrada à noite, com uma sessão especial no Rio Tavares

Polêmica tola

A assessoria de comunicação da Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José não gostou do que saiu no Notícias do Dia – inclusive a nota “Coelhinho folgado”, publicada nesta coluna – sobre o fechamento da Casa do Coelho antes da Páscoa. Tudo bem: não gostar de matéria ou nota é um direito de qualquer um. Agora, escrever uma longa mensagem, recheada de ironias e desculpas esfarrapadas, é uma tolice extrema, para não dizer outra coisa.

Mais desrespeitos

Do leitor Carlos L.: “Na lista do desrespeito, podemos incluir a avenida Rio Branco, onde pedestre simplesmente não tem vez naquele trecho entre a Usimed e a STB, principalmente na frente do cabeleireiro famoso, que tomou a calçada como seu estacionamento particular. E as supostas vagas para embarque e desembarque, no prédio da Receita Federal, viraram vagas cativas dos espertos que não querem pagar Zona Azul. Tudo isso acontece praticamente nas fuças da Companhia de Policiamento da Capital, que parece que não ter nada a ver com isso. Quem terá?”

Plano suspenso

O Ministério Público Federal instaurou inquérito civil para apurar os acontecimentos relacionados ao Plano Diretor Participativo de Florianópolis. Através do inquérito, o MPF, por determinação da procuradora Analúcia Hartmann, recomenda que o anteprojeto do PDP tenha sua tramitação suspensa.

Tudo de novo

A procuradora Analúcia Hartmann aponta à prefeitura a necessidade de realização de uma nova convocação do Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo. Isso implicará na retomada da discussão e análise dos documentos gerados pelos Núcleos Gestor e Distritais. Significa dizer que o Plano não ficará pronto em 2010.

Radares salvadores

O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica (Fapesc), Diomário de Queiroz, considera absolutamente prioritária a instalação de novos e mais radares meteorológicos no Estado, inclusive no Extremo-Oeste. Os radares fornecem informações precisas e antecipadas, essenciais, por exemplo, para mobilização e organização da Defesa Civil.

Debate – Começam nesta quarta–feira as inscrições para a primeira palestra do ciclo 2010 de O Brasil em Debate, promoção da Assembleia Legislativa. O palestrante será José Roberto Guimarães, técnico de vôlei, dia 14, em Tubarão.

Turismo (1) – Representantes do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, da Santur e também dos conventions de Balneário Camboriú e da Costa Esmeralda estão em Lima, capital do Peru.

Turismo (2) – Os profissionais participam até sexta–feira de um programa de divulgação do Estado aos países da América Latina. Na agenda, ainda, a capacitação de cerca de 40 operadores de turismo.

Dia do Jornalista – Rádio Ponto UFSC transmite hoje, via web, um programa especial alusivo ao Dia Nacional do Jornalista. É o “Profissão Jornalista”, que será veiculado às de duas em duas horas, das 10h às 20h.

Defesa da profissão – O programa da UFSC divulgará a história da profissão e discutirá a realidade atual do exercício do jornalismo, defendendo a volta da obrigatoriedade do diploma para o exercício profissional.

Anúncios

One response to this post.

  1. […] Online do Turismo Táxis: A inútil reserva de vagas 8/04/10 Da coluna de Carlos Damião (ND, […]

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: