Coluna de 31 de março

Plano Diretor com pedagogia

Há uma tendência se impondo, nos bastidores da Prefeitura de Florianópolis, para que o Plano Diretor Participativo, em nova fase de discussões, deixe de ser tratado como um assunto técnico, para ser administrado como uma questão pedagógica. “É hora da pedagogia, não da burocracia”, afirmou ontem uma fonte ligada à prefeitura para este colunista. Significa dizer que, depois de tudo o que aconteceu, o Plano Diretor necessita de gestores qualificados, habituados ao diálogo e à conciliação, capazes de articular soluções de consenso.

A mesma fonte observou que será indispensável que as duas partes – os representantes da sociedade e os do poder público – alcancem um mesmo nível de entendimento e lutem pelo mesmo objetivo, que é justamente a construção de um Plano Diretor que seja, de fato, aquilo que Florianópolis precisa, para evitar o comprometimento de suas funções econômicas, ambientais, urbanas e sociais.

Em tempo – Tudo indica que membros do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual vão acompanhar, com poderosas lupas, as discussões finais sobre o Plano Diretor Participativo de Florianópolis.

Construção positiva

Quem for designado pelo prefeito Dário Berger para coordenar as conversas com a sociedade terá que seguir a premissa da construção positiva, bem longe do que pretendiam setores da prefeitura até recentemente. Ou seja, nada de imposições, nem “tratoradas” sobre os que questionam o conteúdo do documento, muito menos polícia para garantir audiências públicas.

Cinema garantido (1)

A coluna recebeu da Fundação Catarinense de Cultura uma resposta à nota publicada ontem, sobre a ansiedade dos setores culturais em relação à reabertura do Cinema do CIC. “A recuperação do cinema está dentro do projeto de reforma do CIC e visa a oferecer segurança e conforto aos seus freqüentadores”, diz a nota da FCC.

Cinema garantido (2)

Prossegue a nota da FCC: “O cronograma atrasou por causa das chuvas em 2009, problemas técnicos da obra e de licitação, que são corriqueiras para obras deste porte em um prédio com 28 anos, cujo prazo para a reabertura é dezembro de 2010, inclusive do cinema, uma das atrações deste centro cultural que a FCC tem orgulho de devolver à sociedade catarinense”.

Memória germânica

Nada menos que 130 atividades foram desenvolvidas desde 2008, pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, em comemoração aos 180 anos da imigração alemã no Estado. Ontem o secretário Gilmar Knaesel inaugurou o monumento alusivo à saga germânica em Santa Catarina, localizado na antiga região portuária de Florianópolis.

Perda

Foi sepultado ontem à tarde, no Jardim da Paz, o corpo do empresário Paulo Geraldo Collares (Paulo Tatu), fundador da Coringa, uma das empresas pioneiras do ramo de segurança privada em Santa Catarina. Paulo foi funcionário da Assembleia Legislativa, presidente do Lions Club Florianópolis-Estreito. Manezinho dos bons, exímio jogador de dominó, tinha 81 anos e foi vítima de um acidente vascular cerebral.

Confraternização

Coquetel pelo 4º aniversário do Notícias do Dia, realizado na noite de segunda-feira, no ambiente da Casa Cor (CIC) contou com a presença de dezenas de empresários, lideranças políticas, publicitários e jornalistas, que comemoraram a trajetória bem-sucedida do ND, um dos cases da mídia catarinense de maior repercussão popular nos últimos anos.

Trânsito melhor

Sugestão do leitor João Eduardo do Amaral Moritz (Janja) para melhorar o trânsito na cidade: “Nas avenidas Othon Gama D’Eça e Osmar Cunha, sentido Beira-mar – Centro deveria ser proibido dobrar à esquerda para entrar nas transversais, pois tal atitude para o tráfego nos dois sentidos. Deveria ser feita a quadra completa, dobrando sempre à direita e depois cruzar a avenida”.

Turismo moderno

Santa Catarina vai conhecer hoje o Plano Catarina – Plano de Marketing Turístico do Estado de Santa Catarina, que será apresentado oficialmente a partir das 8h30, no Hotel Majestic, pelo presidente da Chias Marketing, Josep Chias. O plano foi desenvolvido em parceria com a Santur e tem o objetivo de modernizar as estratégias turísticas do Estado até 2020.

CPI do Sorvete

A política em Palhoça continua bem movimentada, por conta do escândalo que envolveu a falsificação de uma lei e a apropriação indébita de bem público, no caso uma rua já devolvida à municipalidade. A Câmara Municipal está compondo a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai apurar os graves fatos registrados e já sob investigação judicial.

Meio ambiente – O crematório que o Hospital de Caridade estava construindo ao lado do cemitério teve suas obras interrompidas por determinação do Ministério Público Federal. Parte da Mata Atlântica – reserva ambiental legal – vinha sendo derrubada sem licença.

Ponte estaiada – Foi cancelada a inauguração da bela ponte sobre o Rio Araújo, ligando São José e Florianópolis, que aconteceria hoje. Não há nova data prevista.

Boca de siri – Dizem nas esquinas da Capital que podem acontecer fatos surpreendentes em Florianópolis até o dia 3 de abril, prazo fatal para desincompatibilizações ou renúncias em geral.

Salve a Lagoa – Mesmo com a retomada das conversas em torno do Plano Diretor, as comunidades continuam mobilizadas: o abaixo-assinado pela qualidade de vida na Lagoa passou de três mil assinaturas ontem.

Cinquentenário – O sacerdote Pedro Koehler, conhecido como o padre da Procissão do Senhor dos Passos, completa 50 anos de atividades religiosas em 2010.

Despedida – O último ato de Ronaldo Benedet como secretário da Segurança Pública foi assinado ontem. Trata-se do decreto criando o 28º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau. A nova unidade terá atuação da zona Norte de Blumenau até Indaial e Timbó.

Anúncios

4 responses to this post.

  1. […] tempo para Plano Diretor Plano Diretor com pedagogia 31/03/10 Da coluna de Carlos Damião (ND, […]

    Responder

  2. Posted by Lucian Chaussard on 31/03/2010 at 11:46

    Cinema garantido? Mas o abaixo-assinado é pra sua abertura em julho, não em dezembro.

    Responder

  3. […] Plano Diretor com pedagogia (Blog do Carlos Damião) […]

    Responder

  4. Posted by Frederico Brum on 31/03/2010 at 18:41

    Damião!

    Fiquei sabendo agora que o Vice prefeito acabou de renunciar para concorrer às eleições de outubro.
    É interessante o comportamento dos políticos, criam projetos que mexem com toda a estrutura da cidade, causam transtornos para toda a população; nos enfiam projetos goela abaixo; mandam e desmandam sem consultar a populaçã, e depois simplesmente renunciam sem dar nenhuma satisfação aqueles que os elegeram. Virou moda no Brasil esse tipo de atitude. O eleitor é que se dane; a cidade fica pra depois; o importante são os seus projetos pessoais. Florianópolis que até agora era órfão de Prefeito; agora acaba de perder o vice também. Essa atitude mostra um total descaso dessas autoridades com nós cidadãos florianopolitanos. É simplesmente uma vergonha. Se o Dário renunciar quem vai assumir a Prefeitura? E o voto de confiança que o povo deu a ele? Essa gente perdeu toda a vergonha na cara. O eleitor precisa repensar seu voto; esses paraquesdistas de plantão devem ser banidos da política. Minha indignação com tal fato é muito grande. Perderam a vergonha na cara. A impunidade é a garantia para eles continuarem fazendo o que lhes é conveniente. O povo é só um detalhe.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: