Coluna de 30-3-2010

Imobilidade

Prefeitos de Florianópolis, Palhoça e São José não apareceram na audiência sobre o anel viário da BR-101, ontem, na Assembleia. José Castelo Deschamps, de Biguaçu, foi o único prefeito presente. A concessionária OHL também desprezou o encontro.

Plano Diretor não tem prazo

A minuta do Plano Diretor da Prefeitura não será mais encaminhada para a Câmara de Vereadores no dia de hoje, conforme o prefeito Dário Berger anunciou há dez dias. A decisão foi tomada ontem, depois de uma conversa de Dário com seus principais assessores.

Não há uma nova data para o envio da matéria à Câmara. O que se sabe é que a prefeitura vai refazer o caminho do Plano Diretor Participativo, por conta dos equívocos cometidos pela “equipe técnica” contratada. O principal erro foi a desconsideração oficial com as comunidades que participaram das primeiras etapas de elaboração do Plano, desde o distante ano de 2006.

Contribuiu para a decisão do prefeito o fracasso da última audiência pública, interrompida por lideranças comunitárias, a repercussão negativa desse fato e a publicação, ontem, de uma longa nota oficial do Sindicato da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis (Sinduscon), no Notícias do Dia.

Advertência

O Sinduscon advertiu em sua nota oficial: “Nesta hora decisiva é preciso que haja o envolvimento e a união de todos em defesa do futuro de nossa cidade, sem paixões, sem radicalismo, demagogia ou politicagem, que até agora só têm contribuído com o processo de fragilização da estrutura urbana, econômica, ambiental e social”.

Data-limite

Embora o prefeito Dário Berger não tenha estabelecido uma data para a reelaboração do Plano Diretor Participativo, cogita-se nos bastidores da prefeitura o mês de setembro deste ano como limite para as necessárias correções. As comunidades e os segmentos produtivos da sociedade serão chamados novamente para discutir os termos do PDP.

Mobilização segue

As comunidades que se organizaram para protestar contra a minuta do Plano Diretor da Prefeitura continuarão mobilizadas, apesar do novo adiamento na remessa da matéria para a Câmara de Vereadores. Temem que a prefeitura tente uma manobra de última hora para aprovar o plano do jeito que quer.

Diálogo

Ainda sobre o Plano Diretor Participativo, tudo indica que o prefeito Dário Berger designará um gestor para dialogar diretamente com as comunidades, evitando com isso a repetição do fiasco que foi a última audiência pública – suspensa justamente por falta de sintonia entre o Instituto de Planejamento Urbano (Ipuf) e a sociedade.

Bancada unida

Uma fonte da coluna ligada à prefeitura garantiu ontem que o prefeito Dário Berger descarta mesmo qualquer participação no processo sucessório de 2010. A prioridade de Dário será a eleição de um grupo de apoio parlamentar, ou seja, trabalhará para eleger o maior número possível de deputados estaduais e federais ligados a ele.

Um dia, uma escola

No prédio acima, funcionou, durante muito tempo, o Colégio Dias Velho, depois denominado Antonieta de Barros, em homenagem à grande educadora e política catarinense. Desativado em 2007, por conta de problemas estruturais, apresenta esse aspecto de abandono, de casarão sombrio, numa rua – a Victor Meirelles – que deveria ser um belo espaço público do Centro.

Nunca mais

Segundo informações da Secretaria da Educação, na antiga escola Antonieta de Barros funcionam alguns setores de sua estrutura e, claro, um estacionamento para os veículos de diretores e outros gestores. E a escola? Nunca mais? Ainda conforme fonte da Secretaria, nunca mesmo, uma vez que os alunos foram todos espalhados por outras unidades escolares da região central.

Inclusão

Florianópolis tem seu próprio Fundo para a Criança e Adolescente, através do qual pessoas físicas e jurídicas podem repassar dinheiro do imposto de renda, diretamente para uma ONG que realize trabalhos de educação e inclusão social junto a crianças e adolescentes. São entidades com projetos aprovadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Informações no (48) 3251–6219.

Doideira antitabagista

Ninguém contou: o colunista viu uma doida atacando fumantes que caminhavam pela Rua Esteves Júnior, próximo ao supermercado Angeloni. Ela citava a lei municipal que entrou em vigor na semana passada (e que não proíbe o fumo ao ar livre), um factóide que apenas repete o que já diz a lei federal de 1996. Aliás, um factóide que estimula atitudes fascistas.

Cinema do CIC – Abaixo–assinado que circula pela web é o que pede a imediata reativação do Cinema do CIC – Cineclube Nossa Senhora do Desterro –, fechado por tempo indeterminado para reforma. A comunidade de cinéfilos não aguenta tanta ausência de bons filmes na cidade!

Como assinar – Quem quiser assinar o documento que pede a reabertura imediata do Cinema do CIC deve acessar http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/5812

Cidadania – A fiscalização direta das contas públicas pode ser feita por qualquer cidadão. Basta acessar o Portal do Cidadão, implantado pelo Tribunal de Contas do Estado – http://portaldocidadao.tce.sc.gov.br/.

Transparência – A ferramenta do TCE possibilita informações transparentes sobre a gestão pública nos 293 municípios catarinenses.

Seção Branca – A Loja Maçônica Ordem e Trabalho, localizada na Serrinha, vai realizar uma seção branca em homenagem ao seu ex-venerável João Eduardo Moritz, no próximo dia 5 de abril, às 20h. Joãozinho Moritz morreu há um mês, aos 101 anos de idade.

Anúncios

3 responses to this post.

  1. Posted by Guilherme on 30/03/2010 at 22:48

    Não vejo, nem de longe, a proibição do fumo em lugares fechados como um estímulo a atitudes fascitas.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: