Coluna de 20 e 21 de março

Patrimônio

Pra piorar tudo, a minuta do Plano Diretor da Prefeitura mexe com o que não pode: o patrimônio da União na Ilha de Santa Catarina. As autoridades federais estão esquadrinhando o documento, vírgula por vírgula.

Mobilização é palavra de ordem

Diferentes leitores, por e-mail e telefone, manifestaram-se sobre a questão do Plano Diretor, abordada aqui na edição de sexta-feira, com observações sobre a fracassada audiência pública no Teatro Álvaro de Carvalho. O foco central dos leitores é a situação dramática de alguns balneários, em especial Campeche, Pântano do Sul, Pontal de Jurerê (Daniela) e Lagoa da Conceição. Aliás, neste sábado acontece um grande protesto na Lagoa da Conceição, a partir das 15 horas, em frente ao terminal de ônibus (Tilag).

A palavra de ordem entre as lideranças comunitárias é mobilização. A ideia é não esmorecer diante do imenso desafio e da imensa batalha que será travada, provavelmente na Câmara Municipal. Isso porque o prefeito Dário Berger deve enviar a matéria para o Legislativo, mesmo sem ter realizado a audiência pública final (e obrigatória).

É bem possível que, uma vez na Câmara, o plano acabe se transformando numa imensa – e mal-costurada – colcha de retalhos.

Grande fase

Senadora Ideli Salvatti, que aniversariou na quinta-feira (18), recebe amigos neste sábado para comemorar a idade nova. Ela estará no encontro do PT em Florianópolis, que deve contar com a presença da pré-candidata do partido à Presidência da República, Dilma Roussef.

MEMÓRIA

Colombo Salles, 35 anos

A Ponte Colombo Salles, segunda ligação entre a Ilha e o Continente, completa 35 anos de inauguração neste mês de março. Foi entregue pelo governador que lhe deu o nome num dia de grande festa para a cidade. A população, cansada de penar nos engarrafamentos da Ponte Hercílio Luz, que se estendiam por quilômetros e quilômetros nos horários de pico, invadiu a nova ponte (foto) para comemorar o grande feito da administração Colombo Salles e da engenharia catarinense.

Repercussão nacional

O fato significou tanto para Florianópolis que jornais e revistas de circulação nacional focalizaram a inauguração em páginas e páginas de reportagens. E nós, na época, pensávamos ingenuamente que os nossos problemas de mobilidade estavam resolvidos! Eles mal começavam.

BOAS NOTÍCIAS

Faixas novas – No sábado passado, uma pessoa foi atropelada sobre o que deveria ser a faixa de pedestres, na esquina da Avenida Hercílio Luz com a Rua Anita Garibaldi. A faixa estava quase totalmente apagada, a exemplo de outras pelo centro da cidade. Coincidência ou não, várias ruas do Centro tiveram suas faixas repintadas durante esta semana, inclusive aquela do atropelamento.

Praça 15 – Deu gosto de ver, na sexta-feira, dezenas de pessoas trabalhando na Praça 15 de Novembro. Eram jardineiros de empresas especializadas, que plantaram centenas de mudas, limparam o espaço e completaram a poda de árvores.

O “rapa” – Desapareceram do Centro os carrinhos de mão dos ambulantes, que eram utilizados para a venda de bolsas e carteiras. O “rapa” passou e deixou o recado bem claro: “Não voltem, porque nós vamos apreender tudo de novo”. Na sexta-feira o quarteirão do Mercado Público e Felipe Schmidt estava uma beleza, livre para caminhar e curtir a cidade.

Fraternidade

Vejam que bacana: o Conselho Regional de Economia de Santa Catarina (Corecon), a Ordem dos Economistas e o Sindicato dos Economistas estão oferecendo consultoria financeira gratuita, para quem tenha renda entre um e três salários mínimos. A iniciativa, dentro do espírito da Campanha da Fraternidade, é do economista Flávio Lopes Perfeito. Agendamentos pelo telefone (48) 3222–1979.

Velhinhos

O prefeito em exercício João Batista Nunes aproveitou a entrevista coletiva de sexta-feira, sobre as mudanças previstas na Zona Azul, para expor mais uma de suas opiniões sobre o espaço público. Para ele, “não deveria haver vagas para idosos, já que o transporte público para eles é gratuito. Com isso, teríamos mais espaço para outros carros, mas infelizmente temos que cumprir a legislação federal”, alfinetou.

Terminal

Na sexta-feira esta coluna mencionou a “reativação do Terminal Cidade de Florianópolis”. Na verdade, quis dizer reativação de linhas que foram transferidas para o Ticen, uma vez que há dezenas de outras linhas em operação no velho terminal. Aliás, a volta dos ônibus intermunicipais não acontecerá mais nesta segunda-feira, por força de determinação judicial: a prefeitura terá que concluir as melhorias previstas.

Rádio na rua

A Rádio Guarujá vai para o Mercado Público nesta segunda-feira. Toda a programação, das 8 às 19h, será transmitida de lá, em comemoração aos 284 anos da Capital. Prefeito Dário Berger será o primeiro entrevistado, seguido pelo superintendente nacional da Caixa Econômica Federal, Vânio dos Santos, pelo vice-prefeito João Batista Nunes e secretários municipais.

Seleção – Piadinha que circula pelo Twitter: “A Oi diz que reduziu em 78,6% as reclamações de clientes. Sabe como fez isso? Apertou ‘Excluir todas'”.

Deu na internet – “Bicicletas de aluguel são roubadas em Blumenau”. Estamos longe, muito longe, de alcançar um estilo europeu de vida.

Empreendedorismo – Empresário Carlos Eugênio Koerich (Gunga) será palestrante na Aemflo, quarta–feira, às 19h30, abordando o tema Gestão e Empreendedorismo. Gunga é diretor da Kilar, empresa do ramo da construção civil.

Festança – São José será toda axé neste sábado, com o megashow da cantora Cláudia Leite. Previsão de até 50 mil pessoas na Avenida Beira-mar a partir das 21h.

Na paz – A primeira rodada de negociações entre patrões e empregados do transporte coletivo terminou na paz, como queria o prefeito em exercício. Novo encontro acontece na próxima quarta-feira.

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Posted by luiz fernando on 22/03/2010 at 11:08

    A Oi agora oficializou o que já vinha acontecendo: atende o “fechamento” da recalamação no prazo; mas a retirada do defeito fica para o dia de são nunca!
    Cadê a ANATEL?

    Responder

  2. […] e crime Plano Diretor: Patrimônio e mobilização 22/03/10 Da coluna de Carlos Damião (ND, 20 e […]

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: