Coluna de 17 de fevereiro

Combatendo o êxodo rural

Fixar os jovens às cidades natais é um desafio que os municípios rurais da Grande Florianópolis enfrentam todos os anos. Para evitar o êxodo para a Capital e outros grandes municípios – como São José, Palhoça e Biguaçu –, as prefeituras mantêm programas de transporte escolar que facilitam inclusive as viagens – ida e volta – dos jovens moradores que cursam o ensino superior em faculdades ou universidades da região.

Antônio Carlos, São Bonifácio, Anitápolis, São Pedro de Alcântara (foto) e Águas Mornas são alguns dos municípios que dedicam parte de seus orçamentos ao transporte escolar. Além disso, todas as prefeituras investem em programas de fixação cultural, valorizando em especial as tradições germânicas e açorianas. Em algumas dessas cidades, que têm pouco mais de três mil habitantes, há escolas de música, orquestras, corais e academias de artes plásticas com o objetivo de “segurar” a juventude. Também programas esportivos, inclusive escolinhas de vôlei, basquete e futebol são mantidas com essa finalidade.

Prestígio

O Pop Gay foi um sucesso, com mais de 20 mil pessoas na Praça Tancredo Neves, confirmando a tradição de mais de uma década de glamour e liberdade. Mas é preciso não confundir: o Pop Gay não substituiu o Carnaval do Roma – extinto pela atual administração. Foi apenas mais um evento do contexto geral do Carnaval florianopolitano, prestigiado por turistas de todas as partes.

Coisas e coisas

Muita gente se confundiu no Pop Gay. Até experientes repórteres de rádio e televisão acharam que uma coisa era uma coisa e outra coisa era outra… A plástica de alguns transformistas e travestis impressionou até quem tinha os olhos mais treinados. E não faltou bafão entre as bonecas: a vencedora do Beauty Queen foi ameaçada por uma concorrente e teve que sair escoltada.

Elas também

Lésbicas de Florianópolis consideram importante a realização de um evento diferenciado durante o Carnaval, porque o Pop Gay prestigia unicamente a apresentação de personagens masculinos. Uma militante do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) cita para a coluna o exemplo da boate Concorde, que promove com regularidade noites especiais voltadas às mulheres.

Retrato

Ontem, a padaria São Sebastião, na esquina das Ruas João Pinto e Nunes Machado, foi arrombada por um pé-de-chinelo, que roubou isqueiros e cigarros. Antes do feriado, este colunista passou pelo mercado União, localizado na mesma área, e perguntou à atendente do caixa: “Vai funcionar no Carnaval?”. E ela: “Pra quê, para sermos assaltados de hora em hora?”. É o retrato da Capital.

Pouco caso

A grande questão das ruas periféricas do Centro, em especial a Leste da Praça 15, é relacionada à falta de policiamento. Os comerciantes das ruas João Pinto, Tiradentes, Victor Meirelles e Fernando Machado têm uma explicação para a violência e para a nojeira que impera nessas vias públicas: todas são usadas como rotas de passagem de criminosos, drogados e bêbados. E ninguém faz nada.

Abandono

Informações turísticas no Centro da Capital? Sem problemas: na terça-feira de Carnaval o turista tinha à sua disposição as bancas de revistas ou as lanchonetes do Hélio (Praça 15) e Bob’s (Trajano). Desafio para o próximo prefeito de Florianópolis: resgatar o clima de Carnaval no Centro e implantar um posto de informações turísticas na região.

Quaresma

A Quarta-feira de Cinzas é o dia em que tradicionalmente começa a Campanha da Fraternidade. Lançamento será feito hoje pelo arcebispo Dom Murilo Krieger, mas a Campanha não é só da Igreja Católica – é do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), com luteranos, presbiterianos, anglicanos e ortodoxos de Antioquia. Tema: “Economia e vida – Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

Ciência

Com investimentos realizados que superam os R$ 50 milhões, a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado (Fapesc) apresentou, em 2009, a sua performance mais convincente, recebendo o reconhecimento dos setores produtivo e político e da comunidade científica. O desafio, agora, é reprisar o bom desempenho em 2010.

Destaque

O presidente da Fapesc Antônio Diomário de Queiroz destaca entre os avanços a regulamentação da Lei Catarinense de Inovação, a instalação do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conciti), a aprovação da Política Catarinense de Ciência e Tecnologia, a coordenação do Grupo Técnico-Científico de Prevenção a Catástrofes Naturais e a intensificação da cooperação internacional.

De molho – Certos políticos passaram o Carnaval de cabeça baixa. A prisão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, deixou muita gente boa com as barbas de molho.

Burocracia – Ruas centrais do Rio de Janeiro, Salvador, Olinda e Recife, entre outras, amanheceram ontem lotadas de foliões. Em Florianópolis, a Terça-feira Gorda sintetizou o espírito do nosso Carnaval burocrático: um vazio imenso pela cidade.

Pontes – Deputado José Natal (PSDB) enviou ofício ao Deinfra solicitando informações sobre a segurança nas pontes Pedro Ivo e Colombo Salles. Natal aponta o tráfego de 140 mil veículos por dia como motivo para preocupação.

Transtorno – Empresa Transol utiliza a Rua Professor Chafchein Chaia, no bairro João Paulo, como pista para treinamento de motoristas. Segundo um morador, a situação cria problemas para a vida no local, totalmente residencial.

Batente – Sessões ordinárias na Câmara Municipal de Florianópolis voltam ao normal apenas no dia 22, uma segunda–feira. Aliás, é bom que se lembre que o ano começa mesmo é depois do Carnaval.

Sessão – Já a Assembleia Legislativa tem programadas reuniões das comissões na manhã desta quarta-feira. À tarde, conforme a agenda, sessão ordinária a partir das 14 horas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: