Coluna de 9 de fevereiro

Futebol e política

Se a política adotasse a prática do futebol – que dispensa sumariamente os técnicos, depois de uma sucessão de maus resultados – talvez a realidade brasileira fosse muito melhor. Muitas nulidades não triunfariam.

Educando os porcalhões

A Comcap, que merece todo o respeito da cidadania, retoma hoje um belíssimo trabalho de educação ambiental, com os personagens Chico e Bento, já conhecidos, e Dona Tainha, que se junta à dupla em esquetes teatrais que serão apresentados nas principais praias da Ilha. A atividade do trio da Comcap, que utiliza o linguajar manezinho, começa hoje em Jurerê Internacional, segue amanhã na Daniela, sexta em Canasvieiras e, até 9 de março, em outras praias de Florianópolis.

O mais incrível é que a companhia de limpeza da Capital tenha que apelar para esse recurso didático, quando os freqüentadores das praias já deveriam estar conscientes das boas regras de civilidade e sustentabilidade. Quem circula pelas praias catarinenses sabe muito bem do que a coluna está falando: paraísos naturais que viram autênticos chiqueiros durante a temporada. E os porcos… Bem, os porcos são de todas as categorias sociais.

Homenagem

O Clube de Regatas Aldo Luz promove amanhã, às 10 horas, no Parque Náutico Walter Lange, a cerimônia de Batismo dos Barcos. O governador Luiz Henrique da Silveira estará presente. Um dos barcos levará o nome de seu pai, jornalista Moacir Iguatemy da Silveira, que foi a vida inteira ligadíssimo ao remo, tendo sido, como timoneiro do oito-com, campeão estadual, nacional e sul–americano.

Segurança e competência

Leitor de São João Batista enviou mensagem sobre a nota de abertura da coluna de ontem: “Gostaria de dizer que não ficou claro de quem é a responsabilidade pela segurança nos municípios, pois sabemos que a responsabilidade é do Estado. Talvez o que falta é a municipalização da segurança, pois a educação e a saúde, principalmente em nosso município, funcionam muito bem”.

FHC e Florianópolis (1)

A coluna recebeu manifestações de estranheza em relação a uma nota publicada na semana passada, sobre homenagem que deve ser prestada pela Câmara Municipal de Florianópolis ao ex–presidente Fernando Henrique Cardoso. As mensagens dos leitores são todas de repúdio à ideia do vereador João Amin. O que muita gente não lembra a propósito de FHC é que um dia ele foi sociólogo.

FHC e Florianópolis (2)

Na condição de sociólogo – e ainda muito jovem – FHC esteve na capital catarinense, no final da década de 1950, para realizar um estudo, depois publicado (1960), cujo título já dizia tudo: “Cor e Mobilidade Social em Florianópolis: Aspectos das Relações entre Negros e Brancos numa Comunidade do Brasil Meridional”. Seu parceiro na pesquisa foi o também sociólogo Otávio Ianni.

Morro do Céu

Novidade no samba: o bloco Unidos do Morro do Céu, fundado em 2009, vai desfilar na Passarela Nego Quirido junto com a Escola de Samba Amor à Terceira Idade. Na segunda, a turma estará na Praça 15. Os ensaios são realizados até esta quarta-feira, na Rua Cruz e Sousa. O enredo é sobre o Morro do Céu, comunidade onde nasceu Erotides Helena (Nega Tide), recentemente falecida.

Xixi dá cana

Notícia de um site nacional que a gente gostaria de ler nos jornais da Capital: “No pré–carnaval do Rio, 49 são presos por urinar na rua”. Já pensaram se aqui a polícia resolvesse fazer o mesmo nas áreas freqüentadas pelos playboys emergentes em Jurerê Internacional? Ou na nossa apodrecida Praça 15 de Novembro? Ou no abandonado Terminal Cidade de Florianópolis? Ia faltar cadeia.

Belezas raras

Muito além do turismo de aventuras, das águas termais, da gastronomia inigualável, Santo Amaro da Imperatriz está atraindo um público diferenciado: os observadores de aves. Tanto que a Associação Brasileira para Conservação de Aves (Proaves) firmou parceria com os hotéis locais para ampliar e sistematizar esse tipo de atividade que cativa grupos de turistas nacionais e estrangeiros.

Riqueza natural

Para se ter ideia da riqueza desse tipo de turismo, o Brasil tem 1.677 espécies de aves já identificadas. Apenas no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro – 70% do território de Santo Amaro é integrado a essa reserva – há 250 espécies de aves que podem ser observadas. Quem frequenta a região de Caldas sabe a beleza que é.

Surf-arte – Exposição bacana que começa hoje e vai até dia 28, no Palácio Cruz e Sousa: “Floripa em Prancha, um manifesto visual de amor ao surf”. Criações de artistas como George Peixoto, Luciano Martins, Semy Braga, Vera Sabino, entre outros.

Mobilidade – Florianópolis vai sediar, na semana de seu aniversário (22, 23 e 24 de março) o 1º Fórum das Américas sobre Mobilidade Urbana nas Cidades. O objetivo é trocar experiências entre cidades.

Grandes sonhos – O programa do fórum sobre mobilidade é fantástico: ciclovias, metrô subterrâneo, mono-trem, teleféricos, transporte marítimo. O duro é ter que sonhar com essas soluções por muito tempo ainda.

Intervalo – Quando esta coluna mencionou ontem que não acontece nada entre o Berbigão do Boca e o Enterro da Tristeza – um intervalo de seis dias entre um e outro – queria se referir ao Carnaval no Centro.

Atraso – Nas comunidades acontecem atividades, sim, mas houve um problema de divulgação: as informações chegaram atrasadas. Somente ontem o colunista recebeu mensagem sobre eventos já acontecidos nos bairros.

Anúncios

3 responses to this post.

  1. Posted by silvio on 09/02/2010 at 11:53

    Caro Damião, sobre essa persseguição ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, há de se fazer muitas observações, entre elas dizer que ele foi privatista, mas se olharmos o atual governo não existem diferenças, na surdina porque não interessa aos movimentos sociais, pois os mesmos são sustentados por gordas verbas de estatais, toda a petroquimica nacional foi vendida para a gigante Odebrecht (BRASKEN), estradas todas as Brs com pedágio sob controle de multinacionais, Banco do Brasil, e Petrobras sendo parte vendida para o Qatar, saúde e educação sem investimentos estimulando a procura de planos de saúde privados, escolas públicas se desmanchando obrigando a busca de escolas particulares, segurança pela contratação de empresas de vigilancia particulares, ahhh, aposentadorias somente se o cidadão pagar para um fundo de pensão, e telefonia com a mudança da lei praticamente se criou um monstro de monopolio,
    há proposito essa turma tinha que investigar onde ficou o biodiesel feito de mamona, ver como ficaram os que acreditaram na propaganda enganosa e plantaram mamona, estão com o mico na mão, aqueles que acreditaram na autosuficiencia de petroleo e porque essa conta de importação de petroleo cresce cada vez mais, e ai vai……….

    Responder

  2. Posted by Aline on 09/02/2010 at 13:23

    Nem coloquei na discussão o FHC político… ele é tão bom que nem Serra o quer por perto. Quanto à pesquisa, nos ajudou em que? Foi relevante a ponto de receber homenagens? Mudou nossa vida? Ele ainda lembra que é Sociólogo? Sei não… ainda penso que estas homenagens não são “concedidas” e sim “distribuídas” de qualquer forma. Não digo só esta do FHC, mas muitas outras distribuídas sem critérios por nossos vereadores e deputados. São meros “afagos políticos” aos “egos políticos”. Seria muito bom se fossem, de fato, homenagens por grandes feitos. Não quero nem entrar nas questões políticas e comprar presidentes ou ex-presidentes. Estou falando só das homenagens e seus critérios.

    Responder

  3. Posted by Aline on 09/02/2010 at 13:28

    Ps: o título da coluna está como 09 de janeiro…

    Gostei da idéia de implementar a prática do futebol na política. Mas não adianta cortar só a cabeça do técnico. Jogadores bem pagos tb precisam dar resultado. Do contrário: rua!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: