Coluna de 4 de fevereiro

Buraqueira

A Prefeitura de Joinville foi condenada a indenizar o proprietário de um veículo danificado ao passar numa rua esburacada. Já imaginaram se a moda pega? Não faltam

CPI não prospera

O gesto do prefeito Dário Berger, de procurar os vereadores na noite de terça-feira, praticamente sepultou a ideia da constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar os casos da árvore de Natal e do show de Andrea Bocelli. O vereador João Amin, autor do requerimento da CPI, conseguiu apenas quatro das seis assinaturas necessárias: a dele próprio, de Renato Geske (PR), João Aurélio (PP) e Ricardo Camargo Vieira (PCdoB).

Na noite de terça, Dário adotou o estilo peito aberto, direto, emocional, para falar a 15 dos 16 vereadores que formam o legislativo municipal. Dispôs-se a prestar todos os esclarecimentos possíveis e afirmou, ao final, que a Prefeitura está atendendo as solicitações do Ministério Público – que abriu uma ação civil pública contra ele – como também para o Tribunal de Contas do Estado. Enfatizou ainda que espera que “tudo seja esclarecido o mais rápido possível, com eventual responsabilização, culposa ou dolosa, se for o caso”.

Cada um por si

Diante de um princípio de tumulto na fila para obtenção dos ingressos de Carnaval, por conta de espertalhões que queriam passar à frente dos outros, algumas pessoas prejudicadas resolveram chamar a polícia. Os PMs que passaram pelo local, na Praça Fernando Machado, deram de ombros. Disseram, com todas as letras, que os próprios cidadãos deveriam resolver o problema. Ou seja, a PM está naquela do “cada um por si e Deus por todos”.

‘Bafão’

No final da manhã, repórteres das emissoras de rádio cercavam a aglomeração de pessoas na Praça Fernando Machado. Microfones abertos deixaram vazar palavrões e xingamentos contra as autoridades de Florianópolis. A ponto de o repórter de uma das emissoras pedir às pessoas que se manifestassem com “mais respeito”. A revolta popular era relativa ao fim da distribuição dos ingressos para o Carnaval.

Explicação

Coordenador da comissão do Carnaval, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, José Carlos Rauen, convocou coletiva para explicar por que os ingressos para as arquibancadas acabaram. Acabaram porque não havia mais disponíveis para distribuição. Rauen disse que a solução para os próximos anos é aumentar a estrutura física da Nego Quirido. “Cada Carnaval é um aprendizado”, afirmou.

Ninguém ajuda

Cidadão deixou sua residência, no Sul da Ilha, às 7h30 de ontem, planejando chegar ao Centro, no máximo, às 8h15. Ledo engano. Por conta da troca de alimentos por ingressos do Carnaval, no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão do Rio Tavares, o engarrafamento de veículos chegava ao trevo do Ribeirão da Ilha. E a PM, onde estava? Multando veículos na Via Expressa Sul.

Violência

Embora tenha apresentado redução, o número de assassinatos, em termos absolutos, ainda é muito grande em Santa Catarina – 64 homicídios registrados em janeiro deste ano, contra 77 no mesmo período do ano passado. Houve diminuição de 16,88%, mas mesmo assim a realidade da violência é cruel: foram dois homicídios por dia. Na Grande Florianópolis a redução foi expressiva – 31,25% no comparativo janeiro-janeiro.

Udesc 45 anos

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) comemora 45 anos em 2010. O deputado Jorginho Mello vai propor uma sessão solene na Assembleia Legislativa, em homenagem à longa trajetória da instituição “genuinamente catarinense, forte e séria”, como destacou ao receber o reitor da Udesc, Iberes Lopes Melo. A universidade tem seis campi e está presente em 10 cidades.

Contas

Salomão Ribas Júnior, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, assume hoje, às 15 horas, em Brasília, a presidência da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Em sua gestão (2010-2011), Ribas Jr. pretende ampliar a atuação da Atricon como órgão de coordenação de estudos e de ações concretas das cortes responsáveis pelo controle externo da Administração Pública com medidas coletivas.

O outro lado

Lideranças estaduais do Movimento dos Sem-terra explicam hoje, em entrevista às 10 horas na sede do Sindicato dos Bancários, o que aconteceu na semana passada em Imbituba, quando três dirigentes da entidade foram presos, por determinação judicial. Amanhã, a partir das 16 horas, o MST promove um ato de esclarecimento público em Imbituba.

Doutora Zilda

Assembleia Legislativa prestou uma justa homenagem, ontem, à memória da médica catarinense Zilda Arns, morta no terremoto do Haiti, ocorrido há três semanas. Parlamentares do PMDB, PT e DEM lembraram o papel da fundadora da Pastoral da Criança no atendimento humanitário a mais de dois milhões de crianças em diversos países.

Sobriedade – Escaldado pelos acontecimentos do fim do ano, o prefeito Dário Berger mandou promover licitações para todos os procedimentos do Carnaval. Até o fornecimento de bebida no camarote da prefeitura foi objeto de concorrência pública. Detalhe: não haverá bebidas alcoólicas.

Fortificante – Deputado estreante Derli Rodrigues (PPS), suplente de Altair Guidi, distribuiu ontem para os colegas da Assembleia Legislativa garrafas de um legítimo licor de catuaba. Como se sabe, a catuaba tem grandes poderes estimulantes, sendo considerada um forte afrodisíaco.

Mau gosto – A Secretaria do Continente de Florianópolis vai promover o Concurso Garota Molhada, no dia 12, marcando o início do Carnaval naquela região da Capital. A promoção tem o apoio de uma certa Associação de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. Garota Molhada é cultura, esporte, lazer ou turismo?

Folia no Sul – A região Sul da Ilha prepara um grande Carnaval. Pessoal do Canto do Rio F. C., do Ribeirão da Ilha, está organizando o Carnaval Tropical 2010, com matinês infantis e os tradicionais bailes à fantasia, nos dias 13 a 16 deste mês.

Anúncios

4 responses to this post.

  1. O Dário continua o mesmo farsante de sempre. E os vereadores, a maioria de picaretas que vendem a própria mãe. Vão acobertar os crimes do Ice Berger. “Bunito” prá cara deles.

    Responder

  2. Posted by User on 04/02/2010 at 10:51

    É GarotO e não GarotA

    Responder

  3. Posted by Guto Ghisi on 04/02/2010 at 19:50

    É mais uma vez o prefeito leva a câmara no bico, posando de bom mocinho, admitindo erros técnicos, humildemente e falsamente, vai se livrando, e os velhos colunistas de guerra se entregando ao jogo….é lamentável.

    Responder

  4. Posted by fonjic on 05/02/2010 at 9:10

    pior que se bobear o tal concurso garota ou garoto molhada ainda tunga verbas da cultura pra ser feito 😦

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: