Coluna de 23 e 24 de janeiro

Ciclistas maltratados

A Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis (Viaciclo), ONG que atua na defesa dos ciclistas e das ciclovias em Florianópolis, denuncia à prefeitura: as obras do elevado do trevo da Seta interromperam a passagem de ciclistas e pedestres pelo local, impedindo-os de alcançar a ciclovia e a calçada da Via Expressa e outros equipamentos do aterro. “Regra geral, todo ‘melhoramento viário’ tem significado a piora da vida de ciclistas, pedestres e cadeirantes, pois tudo fica mais longe e mais perigoso: para tentar incluir ainda mais os carros, exclui-se o ser humano”, diz o diretor Administrativo da Viaciclo, André Geraldo Soares.

Numa cidade caótica como Florianópolis é indispensável que as autoridades tomem providências no sentido de ampliar espaços de circulação para os que não querem andar de automóvel ou de ônibus.

Mais respeito a ciclistas, pedestres e cadeirantes é o mínimo que se espera, nestes tempos de mobilidade quase impossível em Florianópolis e região. Mais respeito, no caso, significa tomar providências, implantar melhorias que signifiquem soluções.

MEMÓRIA

Esta é pra machucar o coração: cenário da Baía Sul na década de 1960, com o Morro do Cambirela ao fundo e, no meio, a Ilha do Carvão. Esse entreposto de abastecimento dos navios que chegavam ao porto de Florianópolis foi destruído em 1972 para dar lugar ao aterro, durante a construção da segunda ponte, a Colombo Salles.

Pilha

De um atento observador do cotidiano político de Santa Catarina: “A gente conhece o tamanho de uma crise pelo nervosismo dos assessores de imprensa de algumas autoridades”.

Carnavalesco

O vice-governador licenciado, Leonel Pavan, sempre se destacou durante o Carnaval como um dos mais animados foliões da Passarela Nego Quirido. Mesmo com problemas de mobilidade, Pavan nunca deixou de aparecer no sambódromo apoiado em sua bengala. Este ano, com certeza, o vice não dará o ar de sua graça na pista florianopolitana.

Sinal de vida

A coluna noticiou no início da semana a falta de movimento policial no balneário Daniela, um dos mais movimentados da Ilha. Leitora atenta registrou, na sexta-feira: “Passei por lá cedinho e havia sinal de vida no posto da PM. Pelo menos uma viatura na garagem e a luz de dentro acesa”. Já é alguma coisa.

Falta de respeito

Lamentável a paralisação dos motoristas e cobradores promovida na manhã de sexta-feira. Os passageiros que aguardavam ônibus da empresa Estrela no Terminal de Integração do Centro (Ticen) souberam da manifestação pelos repórteres das emissoras de rádio que circulavam pelo local.

Ilegalidade

A paralisação isolada dos motoristas e cobradores da Estrela, na sexta-feira pela manhã, motivou a divulgação de uma nota oficial da diretoria da empresa. No texto distribuído à imprensa os diretores apontam a ilegalidade do ato promovido pelo sindicato, “uma vez que desrespeitou liminar que proíbe o bloqueio da sede, dos veículos e do terminal operado pela empresa”.

Mais ilegalidades

Outro ponto destacado na nota da Estrela foi a “falta de aviso prévio (exigência legal quando se trata de serviços essenciais, caso do transporte coletivo) e sem a realização de assembleia da categoria”. Quanto à demissão de um funcionário, que teria sido a causa da paralisação, a empresa explicou que ele não tinha estabilidade no emprego.

Turismo (1)

O presidente do Conselho Estadual de Turismo, Aristides Niehues, quer tornar as decisões do Conselho cada vez mais técnicas e tem o aval do secretário Gilmar Knaesel. Para facilitar essa missão, foram criadas as câmaras temáticas e nomeados os representantes.

Turismo (2)

A criação das câmaras é uma determinação legal, mas até então elas ainda não existiam. Fazem parte das câmaras representantes dos vários setores que formam o trade turístico. A primeira tarefa das câmaras agora é analisar os projetos que foram apresentados para este ano.

Água para o Haiti

A Casan doou um carregamento de 2 mil caixas, com 100 mil copos de água envasados pela companhia, para o povo haitiano. A entrega foi efetuada diretamente no Quartel do 63º Batalhão de Infantaria. A doação será embarcada no avião da FAB que levará bombeiros catarinenses que vão auxiliar na remoção dos escombros em Porto Príncipe.

Tijucas, 150

Tijucas já tem um calendário definido para a comemoração dos 150 anos de fundação, que acontece em 13 de junho. Ao lançar a Comissão Especial dos 150 Anos de Emancipação de Tijucas, o prefeito Elmis Mannrich destacou a importância do envolvimento de toda a população nos festejos.

Itajaí, 150

Outro município que celebra 150 anos em 2010 – curiosamente, dois dias depois, em 15 de junho – é Itajaí, onde o prefeito Jandir Bellini também já nomeou comissão especial para a comemoração. Itajaí e Tijucas foram desmembrados de Porto Belo, que tinha, à época, uma das maiores extensões territoriais do Estado.

Amostragem

Sexta-feira de tempo nublado, o colunista foi ao estacionamento de um dos shoppings da cidade para conferir as placas dos automóveis de turistas. Havia uma meia dúzia de veículos procedentes da Argentina e dezenas de carros do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e interior do Estado.

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Posted by Lucian Chaussard on 24/01/2010 at 23:55

    Estava passeando de bicicleta pela Via Expressa Sul, queria ir até ao aeroporto. Tive que passar pelas obras do Trevo da Seta. Me embarreei todo e nem estava chovendo. Imagino como é para quem mora na região e usa a bicicleta como transporte. Um desrespeito.

    Responder

  2. Posted by Vadeco on 25/01/2010 at 10:48

    É só olhar fotos da Ilha do Carvão e lá vem lágrimas. Que maldade, tudo por uma ponte. Por que sempre a obra tem que ser erguida onde tem árvores, ou onde passa um riacho ? Nunca dá prá desviar.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: