Coluna de 15 de janeiro

Técnico

Depois do Carnaval o prefeito Dário Berger vai decidir quem será o novo secretário do Turismo da Capital. Tudo indica que o sucessor de Mário Cavallazzi será mesmo um técnico, sem vinculação com esquemas políticos.

Chega de desordem

O Camelódromo Cidade de Florianópolis e o Direto do Campo precisam de uma solução definitiva, sem arremedos, sem remendos. A decisão judicial determina a desocupação dos espaços ocupados irregularmente em no máximo 12 meses. E a discussão que se estabelece é vinculada, necessariamente, ao ordenamento da cidade.

Os dois galpões – na verdade, dois pardieiros – são exemplos do mau gosto e da improvisação, porque os prédios em nada condizem com o status de beleza que Florianópolis reivindica para si. Instalados na entrada da cidade, formam um conjunto de horrores urbanos, um verdadeiro atentado à cultura, à arquitetura, à engenharia e à qualidade de vida. Não têm, junto com estacionamentos esculhambados e outras construções medíocres, nada a ver com Florianópolis e sua História.

O que se discute aqui nem é a decisão da Justiça Federal, que determina a restituição dos espaços à União, legítima proprietária da área. Essa questão ainda vai ser revisada, porque a prefeitura está recorrendo ao Judiciário para argumentar o direito do município sobre o aterro.

Na verdade, esta é uma ótima oportunidade para que a prefeitura promova uma faxina no aterro, que recupere o projeto original de urbanização desenhado por Burle Marx na década de 1970 e que mande os comerciantes instalarem seus negócios em outras paragens. O que não pode é a cidade viver à mercê da bagunça urbanística e administrativa, simplesmente para atender a interesses desta ou daquela corporação, destes ou daqueles políticos. Chega de desordem!

Mutirão do samba

Sob a batuta do prefeito Dário Berger, que tem sob seu controle tudo o que se relaciona ao Carnaval, praticamente 50% da administração municipal está envolvida com a realização da grande festa. O comitê de organização conta com secretários, servidores, representantes da Liga das Escolas de Samba e dos blocos carnavalescos. Todos os procedimentos passam pelo crivo da Procuradoria da Prefeitura. Objetivo é cumprir a lei, ou seja, evitar encrencas.

O site da Liga

O vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis, Roberto Bispo Pereira, encaminhou mensagem à coluna informando que a entidade tem um site específico – http://www.liesfsc.com.br. No Google, quando se digita a busca pela Liga não aparece a página especificada. No site é possível acessar (através de links) os portais de cada uma das escolas, onde estão publicados os sambas-enredos.

Caminho do samba

A Secretaria de Turismo da Capital também enviou mensagem à coluna esclarecendo que a prefeitura está empenhada em divulgar o Carnaval como um todo, através do site da própria Setur, que tem um link específico para os sambas, ainda em construção. O caminho é complicadinho: é necessário entrar na página da Setur e, depois, clicar no link “Carnaval 2010”. Ontem à noite estavam publicados quatro dos cinco sambas-enredos, sem áudio.

Recursos

Neste início de ano várias entidades joinvilenses esperam que a Prefeitura de Joinville mude a forma de repassar recursos, adotando um sistema mais direto, inclusive de fiscalizar a missão de cada entidade. Em 2009, não faltaram reclamações pela demora no repasse, principalmente daquelas com finalidade assistencial. O caso foi parar na comissão de Finanças da Câmara de Vereadores, que fez um apelo para que a Prefeitura alterasse seus critérios. Resta esperar que o apelo saia do papel e seja praticado.

Preocupação

Vários vereadores passaram a madrugada de quinta-feira nos bairros de Joinville, acompanhando os alagamentos causados pelas fortes chuvas. O líder do governo, vereador Manoel Bento (PT), chegou a apelar para os setores da imprensa que comunicassem durante a madrugada na programação de rádio, que a situação era de risco. A expectativa é de que o tempo melhore, caso contrário, segue o  alerta.

Retribuição

Uma força-tarefa catarinense, com 31 integrantes, vai viajar para o Haiti com o objetivo de ajudar as vítimas do terrível terremoto de terça-feira, que matou mais de 50 mil pessoas. Segundo o Major Márcio Luiz Alves, diretor da Defesa Civil Estadual, a contribuição do Estado – por decisão do governador – obedece ao princípio da solidariedade e da retribuição, por tudo quanto Santa Catarina recebeu após a tragédia climática de novembro de 2008. 

Visitando Zury

O colunista Zury Machado recebeu ontem mais uma homenagem: a visita do prefeito de Tijucas, Elmis Mannrich. O prefeito convidou Zury para rever a cidade onde nasceu há 87 anos. O jornalista, que mora em Florianópolis desde 1936, assim se manifestou durante o encontro: “Sou aquele menino de Tijucas que sonhava em conhecer o outro lado do mundo e nem imaginava que isso e tantas outras coisas fossem possíveis. Hoje conheço quase o mundo inteiro e cada vez tenho mais orgulho de ter nascido em Tijucas”.

Preparando a posse

Enquanto uma parte privilegiada da mídia catarinense tem acesso a detalhes do inquérito da Operação Transparência, os tucanos vão tocando a vida: na segunda-feira, dia 18, têm programada uma ampla reunião preparatória – de planejamento – para a posse de Leonel Pavan no governo catarinense, ainda sem data definida para acontecer.

Dividindo a máquina

O diretório regional do PSDB vai discutir, durante a reunião programada para segunda-feira, em São José, as primeiras providências relacionadas à futura administração de Leonel Pavan. Os tucanos vão inclusive definir quais os cargos preferenciais da cota do PSDB – que, naturalmente, deverão ser os mais cobiçados – no novo governo catarinense.

Anúncios

One response to this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: