Árvore e show podem virar CPI
Continua repercutindo muito mal a sequência de trapalhadas de fim de ano protagonizadas pelo secretário de Turismo da Capital, Mário Cavallazzi. Na segunda-feira o portal Terra publicou ampla reportagem sobre o não-show de Andrea Bocelli, que deveria acontecer na noite daquele dia. Por conta dos fatos acumulados e da revelação do portal de que o endereço da empresa Beyondpar, contratada por R$ 3 milhões para organizar o show, corresponde a uma clínica de estética no Rio de Janeiro, o vereador João Amin vai apresentar na reabertura dos trabalhos da Câmara Municipal um requerimento propondo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Caso aprovada, a CPI vai investigar as festas de fim de ano em Florianópolis, especialmente os casos da árvore da fortuna e do não-show de Bocelli.
O vereador afirmou que vai buscar a adesão de colegas mesmo durante o período de férias. São necessários seis votos para levar o pedido ao Plenário. Já para instalar a CPI são precisos votos de 11 dos 16 parlamentares.
Pela repercussão negativa dos dois casos, tanto no município quanto no plano nacional, é improvável que os vereadores se neguem a investigar a história, buscando, evidentemente, a responsabilização dos eventuais culpados.
Amin na Guarujá
Ex-governador Esperidião Amin deu uma longa entrevista ontem à rádio Guarujá, no programa Conexão da Tarde, ancorado pelo jornalista Marcelo Fernandes. Amin analisou o quadro eleitoral que se apresenta para 2010, recomendou a coligação PP-PT – já no primeiro turno – para disputar o governo do Estado e fez severas críticas ao secretário Mário Cavallazzi, seu ex-aliado político.
Indefinição
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Joinville, Eni Voltolini, é um dos principais elos com a deputada federal Angela Amin (PP). Passa então a ter papel fundamental para que Angela entre no maior colégio eleitoral de Santa Catarina, com mais de 300 mil eleitores. A única dúvida é que Voltolini não decidiu ainda se disputará uma vaga para a Assembleia Legislativa ou Câmara dos Deputados. A decisão acontece em março de 2010.
Climatização
A Prefeitura de Joinville está determinada a investir no Turismo. Além de estruturar o Parque da Expoville, a ideia é climatizar o Centreventos Cau Hansen. Apesar de ser um dos belos cartões postais de Joinville, o Cau Hansen não tem ar-condicionado em nenhum setor. Algo que afasta investidores e organizadores de eventos. Ninguém aguenta o calor.
Candidata palhocense
Depois das festas de final de ano, o prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, vai definir com seu partido (PMDB) uma estratégia para garantir a viabilidade eleitoral da candidatura da primeira-dama Dirce Heiderscheidt para a Assembléia Legislativa. A ideia é estadualizar o nome de Dirce para a disputa eleitoral, uma vez que ela já vem trabalhando há bastante tempo na região metropolitana.
Território disputado
Ainda sobre candidaturas regionais, parecem bem definidos alguns nomes da Grande Florianópolis para a disputa à Assembleia Legislativa. Pelo PMDB, Walter Gallina, Dirce Heiderscheidt, Renato Hinnig e Edison Andrino, os dois últimos candidatos à reeleição. Pelo PPS, Sérgio Grando. Já os tucanos têm dois nomes certos – os atuais deputados Marcos Vieira e José Natal Pereira. O PP pode lançar o vereador João Amin.
Eleitorado cobiçado
É necessário que se faça uma ressalva: quase todos os candidatos a deputado estadual e federal beliscam apoio na região metropolitana de Florianópolis, que tem um eleitorado muito diversificado, com moradores provenientes de todas as regiões do Estado. O caso mais sério é de alguns representantes do Sul, que mantêm residência na Capital para se apresentar aos eleitores como “florianopolitanos da gema”.
Namoro
O namoro político entre a senadora Ideli Salvatti (PT) e o empresário joinvilense Udo Döhler (PR) poderá dar em casamento no mês de fevereiro. Pelo menos é a intenção do PT, que tem pressa na definição da coligação com o PR rumo ao governo estadual, caso o partido lance chapa puro-sangue. O empresário está analisando o quadro. Ideli já avisou que se não for Udo será outro empresário, talvez da região de Blumenau.
Ferrosul (1)
Repercutiu bem junto à Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic) a aprovação, por parte da Assembleia Legislativa, do projeto que autoriza o governo catarinense a constituir a Ferrosul, junto com Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. A empresa, que será pública, terá o objetivo de planejar, investir e operar projetos ferroviários.
Ferrosul (2)
O projeto da Ferrosul foi apresentado pelo deputado Pedro Uczai (PT) e atende a uma reivindicação antiga da região Oeste catarinense. Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Vincenzo Francesco Mastrogiacomo, “há mais de 20 anos reivindicamos uma ferrovia para receber insumos de outras regiões e para escoamento da nossa produção agroindustrial aos portos marítimos. Agora podemos ter esperanças de que isso será realidade”.
Falta de civilidade
Leitor Jorge Borsa, que mora em Jurerê Internacional, escreveu e-mail para acrescentar informações sobre a bagunça naquele bairro. Na segunda-feira, em plena luz do dia (19 horas), frequentadores bêbados de um badalado restaurante urinavam no gramado ao lado, sem que ninguém se atrevesse a repreendê-los. Não há policiamento, nem Guarda Municipal, muito menos vigilância privada capaz de colocar ordem no balneário.
Cueca-bomba
No Brasil, políticos usam cuecas e meias para carregar dinheiro ilícito, fruto da corrupção. O nigeriano terrorista, flagrado num avião estadunidense, levava na cueca o material explosivo que pretendia detonar a bordo da aeronave. Cada um usa a cueca de acordo com suas convicções…
[ Coluna publicada no Notícias do Dia, edição de 30 de dezembro de 2009, página 2 ]
Posted by Marcelo on 30/12/2009 at 13:13
o damião, colocá aí a entrevista do esperidião! Não tem na net!
Abraço!
Posted by amilton alexandre on 30/12/2009 at 17:55
O Amin está pirando. ter a Ideli no palanque no primeiro turno é o beijo da morte II , o primeiro ela deu no Sarney.
A Ideli tem uma avassaladora rejeição nos formadores de opinião. De minha parte toneladas de tijolos serão arremessados em direção dessa oportunista.
Posted by Pedro Paulo on 30/12/2009 at 18:54
Damião,
Quem foi a grande revelação e quem foi a grande decepção na política catarinense em 2009?
Lance a pergunta, para que possamos opinar!
Posted by Fernando on 02/01/2010 at 7:49
A CPI da Árvore fará a CPI da Tainha que desgastou a Prefeita Angela Amin e resultou na condenação à prisão do Secretário de Turismo Airton Oliveira, uma brincadeira de criança. Esperem pra ver. camburão pro Cavallazzi será pouco e, ainda vai acabar levando gente com ele…