Coluna de 29 de dezembro

Como o Notícias do Dia disponibiliza o conteúdo de suas colunas na internet, vou publicar aqui, após as 10 horas da manhã, o que estou escrevendo no jornal todos os dias. É preciso lembrar aos leitores que a linguagem de jornal é mais formal, um pouco diferente da forma como se escreve em blog.

MARÉ ALTA – A movimentação de transatlânticos no píer turístico de Itajaí está animando a economia local: até março, o porto prevê a chegada de mais de 50 mil turistas trazidos pelos cruzeiros marítimos.

A falta de autoridade

A ausência das autoridades em Florianópolis é cada vez mais flagrante e preocupante. No domingo, um cidadão dirigia seu carro em alta velocidade pelas ruas do tranquilo bairro de Jurerê Internacional. Acabou abalroando um automóvel ocupado por uma família inteira. A violência do impacto causou a capotagem do veículo atingido.

Moradores daquele balneário estão indignados com a falta de policiamento e de fiscalização por parte das autoridades, em especial a PM e a Guarda Municipal. O publicitário Paulo Ramos relata: “Ninguém respeita nada. Os moradores estão sujeitos a toda sorte de agressões aos seus direitos, porque os veranistas fazem o que querem no bairro”.

Para garantir o acesso à sua própria garagem, Paulo Ramos teve que colocar um cone à frente da residência, porque quem chega à praia para aproveitar os dias de sol estaciona os carros em qualquer lugar, inclusive nos acessos às casas e prédios.

Os moradores apelaram à PM, mas nenhuma providência foi adotada. “O bairro virou uma bagunça completa, o dia inteiro, justamente por falta de autoridade”, conclui o publicitário.

Reforma à vista

É pesado o clima nos bastidores da prefeitura de Florianópolis, por conta ainda das trapalhadas de fim de ano, que acabaram se refletindo na pesquisa do Datafolha, mostrando queda expressiva na popularidade do prefeito Dário Berger. As informações que circulavam ontem, até o fechamento desta coluna, davam conta que Berger, mesmo a contragosto, analisa uma reforma imediata em seu secretariado, incluindo mudanças na secretaria de Turismo. Dizem que Mário Cavallazzi não emplaca 2010 no cargo.

Colombo na lida

As análises do cenário político catarinense para 2010 indicam inúmeras alternativas de composições. Por exemplo: se for mantida a tríplice aliança, é possível que o nome de Raimundo Colombo (DEM) seja o preferencial para o governo do Estado, tendo como vice um representante do PMDB. Ontem, Colombo acompanhou o governador Luiz Henrique na comemoração dos 18 anos do Parque Beto Carrero e à tarde comandou uma reunião interna do partido. 

Proximidade

Tudo indica que PT e PP devem marchar juntos na campanha de 2010 em Santa Catarina. A senadora Ideli Salvatti (PT) e a deputada federal Angela Amin (PP) conversaram muito nos últimos meses e voltam a se encontrar a partir de janeiro. Uma das possibilidades é Angela ser a candidata ao governo, tendo um vice do PT – talvez o deputado federal Cláudio Vignatti – e Ideli como postulante à reeleição para o Senado.

Papel de Carlito

Uma das principais lideranças do PT em Santa Catarina, o prefeito de Joinville, Carlito Merss, tem papel decisivo na costura dos acordos para viabilizar um projeto estadual de poder para o partido. Ele é sempre ouvido pela senadora Ideli Salvatti e por outros líderes do PT. E se o caminho for a coligação com o PP, Carlito tem experiência – os progressistas dividem o poder com o PT em Joinville.

Preocupação

A atual administração da Prefeitura de Joinville está formada pela coligação do PT, PP, PR e o PMDB. O curioso é que para a eleição de 2010, pelo menos o PP e o PMDB poderão seguir caminhos diferentes na eleição estadual. Isto preocupa o governo municipal petista, que espera que tais diferenças ideológicas não venham a “espirrar” no plano estabelecido até 2012.

Mulher no poder

Prefeito de Itajaí, Jandir Bellini (PP), vai entrar em férias no mês de janeiro. A vice-prefeita Dalva Rhenius (DEM) assumirá o poder pela primeira vez, mas não será a primeira mulher a administrar o município interinamente. Na gestão anterior, de Volnei Morastoni (PT), a vice Eliane Rebello (PMDB) esteve à frente da prefeitura em diversas ocasiões. 

Mergulhos fatais

Diante do grande número de afogamentos registrado em Santa Catarina, não seria o caso de o governo promover uma campanha educativa na mídia estadual? Até ontem tinham sido 11 mortes causadas em apenas cinco dias. A maior parte dos banhistas não tem noção do perigo, seja no mar, seja em rios e piscinas. 

Retiro e reflexão

O vice-governador Leonel Pavan está retirado em Bombinhas, onde tem casa de praia. Dedica-se à análise de sua defesa em relação ao indiciamento na Operação Transparência, que investigou suposta prática de corrupção passiva e advocacia administrativa. Pavan volta ao trabalho na segunda-feira, dia 4. 

Palanque tucano

O PSDB catarinense começa a concentrar esforços em torno da candidatura de José Serra à presidência da República. A ideia é viabilizar o palanque no Estado para que o atual governador paulista possa realizar uma campanha vitoriosa. Tudo vai depender, evidentemente, das composições que os tucanos formalizarem.

Anúncios

6 responses to this post.

  1. Posted by Guilherme on 29/12/2009 at 10:08

    O texto “Falta de autoridade” reforça a minha convicção de que o pior do Brasil é o brasileiro.

    Responder

  2. Posted by Ogrode Floripa on 29/12/2009 at 10:10

    Vale dar uma olhada no material que o Terra soiltou na noite desta segunda-feira, sobre o contrato do Bocelli e os endereços “fantasmas” da Beyondpar…

    O repórter descobriu que no local citado na nota da empresa funciona, nada mais, nada menos, do que uma clínica de estética….
    Caso de polícia..

    http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4178199-EI8139,00-SC+cancelamento+de+show+de+R+mi+de+Bocelli+gera+polemica.html

    Responder

  3. Posted by Carlos on 29/12/2009 at 11:41

    Se a Ângela se “abraçar” com o PT, vai morrer afogada na praia. Ideli, nunca mais!

    Responder

  4. Posted by Sergio Luiz da Silva on 29/12/2009 at 13:21

    Damião, acerca das notas: (1) falta de autoridade, mas não faltam autoridades… (2) clima pesado na Prefeitura? O prefeito anda namorando nas piscinas do Costão… então…(3) Problemas em Jurerê? Lembro de um ditado espanhol: “Cría cuervos y te arrancarán los ojos.” (4) Para as articulações políticas e possíveis desdobramentos, barbas de molho. (5) Retiro e reflexão também estou fazendo nesse momento – vou esperar que a Ilha volte aos dias normais (!) para usufruir um pouquinho do que ainda resta de bom.

    Responder

  5. Posted by Guilherme on 29/12/2009 at 17:00

    Apenas para registrar: nunca antes na história dessa cidade fez tanto calor!!

    Responder

  6. Posted by caio on 29/12/2009 at 18:44

    Pq ninguém fala do Aureo Moraes???
    O coordenador do jornalismo da UFSC, mais conhecido como “O homem que copiava”

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: