Mosquito fora do ar

Não se sabe ainda a causa, mas faz algumas horas que o blog do Mosquito está fora do ar. No lugar da página ,um aviso: “HTTP 403 – Proibido”.

Atualização às 10h47 – 25/12 — Mosquito informa que o servidor alega problemas internos. Provisoriamente, Muska opera no velho endereço – http://tijoladasdomosquito.blogspot.com. Também no Twitter @tijoladas.

Anúncios

9 responses to this post.

  1. Posted by João dos Passos on 25/12/2009 at 10:52

    Prezado Damião,

    Penso que é muito importante esclarecer as razões da retirada do Tijoladas do ar. Para quem acessa a página, a informação é a de que “o site recusou a página da web” e, como você registrou, “HTTP 403 – Proibido”. Minha percepção inicial é que se trate de alguma forma mascarada de censura, a qual, historicamente, sempre se efetivou para preservar os interesses dos poderes políticos e econômicos ameaçados pelo discurso que veio a ser interditado.

    Aproveito para antecipar uma opinião. Na essência, o Tijoladas é, apenas, a expressão de uma mídia livre e independente, voltada à cobertura e fiscalização dos governos. Esta é, nas democracias, a principal função da imprensa, razão, inclusive, da proteção constitucional da liberdade de expressão.

    O que choca, melindra, arrufa os pudores de alguns, é a linguagem, o estilo, a estética. Mosquito poderia dizer tudo o que diz com palavras mais suaves, medidas. Mas ele prefere, conscientemente, usar rótulos chocantes, sarcásticos, cáusticos, irônicos e, claro, pouco respeitosos. Trata-se de um estilo de linguagem que não deixa de ter certa aproximação com o Casseta & Planeta, da Rede Globo de Televisão, programa que jamais foi tirado do ar.

    Em uma de suas famosas decisões (Cohen v. California), a Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou a censura de um manifestante que protestara contra a Guerra do Vietnan usando, dentro de um Tribunal, uma jaqueta com a inscrição “Fuck the Draft”. Segundo os juízes, o conteúdo das mensagens é inseparável das palavras que se escolhe para expressá-las. A expressão linguística, registrou a Corte, tem tanto força cognitiva quanto emotiva, e as palavras são muitas vezes escolhidas de modo a veicular uma profundidade de emoção que outras formulações mais brandas poderiam não comunicar. E concluiu a Suprema Corte: proibir o uso de certas palavras, porque são pesadas, envolve sempre o risco de suprimir-se o próprio conteúdo da idéia. Penso que o precedente vale em larga medida para justificar a proteção do Tijoladas, ao menos a sua circulação, o que não significa imunidade absoluta.

    É claro: podem ocorrer excessos inaceitáveis do ponto de vista jurídico, mas a solução, nesses casos, é sempre a responsabilização civil ou criminal a posteriori, jamais a interdição prévia, através da retirada de circulação, de um veículo de comunicação, qualquer que seja a mídia que o suporte, radiodifusão, internet, jornal, etc.

    Responder

  2. Posted by João dos Passos on 25/12/2009 at 11:18

    Outra coisa: Não cabe ao Estado, nem aos seus legisladores e juízes, decidir sobre o que nós podemos ler ou não em matéria de política. A cláusula constitucional da “dignidade da pessoa humana” significa justamente que cada um de nós é reconhecido como ente dotado de faculdades racionais, que somos capazes de, no exercício de nossa liberdade e autonomia, escolher o que queremos ler, ouvir e assitir, bem como de avaliar e julgar, por nós mesmos, o que tem valor e o que não tem valor nos conteúdos que acessamos. A “dignidade da pessoa humana” só se realiza plenamente nos contextos em que a autoridade pública renuncia a sua pretensão de tutela e confisco das consciências individuais.

    Responder

  3. Posted by J.L.CIBILS on 25/12/2009 at 16:09

    ABAIXO A CENSURA!!!
    De uma forma ou de outra a MERDA vai pro ventilador igual.
    nao tem pra ninguem, a baixaria ta correndo solta, mas nós BLOGUEIROS, damos porrada da mesma forma.
    E nao venham dizer que a maneira que o Amigo Muska escreve, é baixaria, baixaria é ooooutra coisa bem diferente e que estamos fartos de ver todos os dias na politica Catarinense.

    Responder

  4. Posted by adolfo on 25/12/2009 at 16:37

    Alguma coisa deve, senão já esta sendo feita, para acabar com esta bandalheira. Baixaria é aquela merda de árvore na beira mar, baixaria é a montoeira de cones que regulam o trânsito em Florianópolis,, Baixaria é a praça abandonada .
    O muska, com certeza, vai reverter a situação.

    Responder

  5. Ja estamos tomando as medidas para o caso. Vamos acionar juridicamente a Locaweb –
    Minha suspeita é que é coisa da RBS pelo sobrenome judáico dos proprietarios. Mais pode ser coisa do Pavan ou do Dário. Já entrou hacker, o provedor de Florianópolis tirou por medo de perder contrato com o BESC.

    Sem problemas . O tijolada só sai do ar, acho que nem assim, teria herdeiros da marca. Se assassinarem o blogueiro ou morte natural. A torcida parece que está grande.

    Pantão da TV Mosquito

    Responder

  6. Entre o latinório que grassa entre os escroques na vã tentativa de defenderem-se e o latrinório que graça dá a certos blogues na sã tentativa de denunciá-los, não fico com nenhum dos dois, mas defendo até a morte a liberdade de expressão, em honra e homenagem a Crispim Mira, o primeiro jornalista brasileiro, com ou sem diploma, assassinado no exercício e em razão da sua atividade: http://ernestosaothiago.blogspot.com/2009/07/cripim-mira-um-martir-do-jornalismo-e.html

    Responder

  7. Posted by Alberto Santos on 25/12/2009 at 18:53

    Mosquito deve acionar a Polícia Federal imediatamente (a Civil não vai adiantar, costuma prender quem denuncia, não os delinquentes – cf. caso do Nei Silva). Se a retirada do blog foi ato de empresas privadas, é muito provável que tenha ocorrido alguma espécie de ação criminosa, com formação de quadrilha.

    Responder

  8. Posted by Claus Pereira on 25/12/2009 at 19:03

    O blog foi tirado do ar sem aviso prévio, ou seja, com violência abominável. Não lhe permitiram sequer o tempo de encontrar uma alternativa. Houve certamente quebra de contrato, má fé e sabotagem. Vamos combinar: o Mosquito brinca, mas temo de verdade pela vida dele. O crime organizado deixou de embolsar algo em torno de uns dois milhões de reais por causa das suas denúncias. Acorda Polícia Federal!

    Responder

  9. Posted by edvaldo on 25/12/2009 at 22:20

    eles não vao conseguir calar o mosquito
    as palavras do mosquito são as nossas do povo
    brasileiro e catarinanses. Politicos de Merda a cagada que voçes ja fizerão agora não adianta
    querer limpar a merca, com a censura do blog do mosquito isto não é censura é sacanagem

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: