A vida renasce no Casarão Gallotti

A prefeitura de Tijucas inaugura nesta terça-feira, às 18 horas, com a presença do governador Luiz Henrique da Silveira, o casarão Gallotti inteiramente recuperado, e que será sede do Centro Cultural Benjamin Gallotti, a partir de 2010. A reforma durou quase dois anos e foi custeada pela prefeitura de Tijucas e pelo Governo do Estado, que investiram quase R$ 2 milhões. Se o poder público não tivesse agido rapidamente, o prédio teria sua estrutura comprometida, uma vez que ficou abandonado por mais de dez anos, por culpa de uma entidade particular que ocupava suas instalações. Depois que a família Gallotti retomou a posse foi formalizada a doação para a prefeitura, que se responsabilizou pela restauração.

Conhecida também como Mansão Gallotti, a casa é um símbolo de Tijucas e da região metropolitana de Florianópolis. Foi residência da numerosa família que chegou da Itália no final do século 19 e ali nasceram empresários, parlamentares, ministros de Estado e do Supremo Tribunal Federal. Um dos descendentes de Benjamin Gallotti, Paulo Gallotti, foi até 2009 ministro do Superior Tribunal de Justiça.

Tive o privilégio de conhecer dona Maria Gallotti, última ocupante do palacete. Amigo de seus netos Joca, Rico, Heloísa e Eloy, passei fins de semana maravilhosos nessa casa, ao longo dos anos de 1975 a 1977. Os garotos dormiam no último piso, onde havia pelo menos umas 10 camas, destinadas a receber os netos e seus amigos. De dona Maria, lembro da doçura, do jeito suave de conversar com os jovens, de seus doces e outros quitutes maravilhosos.

A imagem acima ilustra o convite que recebi para a inauguração. Abaixo, como estava o casarão em 2005.

Anúncios

6 responses to this post.

  1. Posted by Yuri on 14/12/2009 at 19:16

    Uma fração do custo total dos eventos natalinos de Florianópolis poderia ser aplicada à recuperação do casarão do Hercílio Luz, cuja fachada agora aparece facilmente para quem passa na Av. Mauro Ramos.

    Responder

  2. Posted by Aline on 15/12/2009 at 8:00

    Alguém sabe se aquele casarão ali na Mauro Ramos, escondidinho, perto do Shopping, será reformado? Ou será que estão esperando cair tudo para dar uma desculpa esfarrapada e construir alguns edifícios?

    Responder

  3. Posted by Vadeco on 15/12/2009 at 13:29

    Olho essa foto e fico imaginando uma Chamapanharia instalada nesse casarão.
    Preservação já.

    Responder

  4. Posted by Gustavo on 03/06/2010 at 20:29

    Eu moro num casarão mais velho que a mansão Gallotti

    Responder

  5. Posted by Luiz on 24/12/2010 at 12:45

    Muito lindo o casarão. Acho que o Brasil está finalmente despertando para a importância do patrimônio histórico. Muitos imóveis têm sido recuperados nos últimos anos. Tem um blog interessante que trata disso, o
    http://www.defender.org.br

    Responder

  6. Posted by Daiane on 15/03/2011 at 21:01

    Lembro deste casarão quando criança, quando passava correndo pelas escadas e não olhava para dentro do porão pois tinha medo das assombrações que os mais velhos contavam para nóis. Minha avó trabalhou nesta casa e tive o prazer de ir junto com ela visitar após a reforma e ela dar uma aula sobre como era a vida naquela linda casa. Parabéns aos responsáveis por esta bela reforma Tijucas precisa reviver a sua história.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: