VOLTA A FITA (1)

Estava ontem em Joinville, no seminário sobre o pré-sal. O jornalista Paulo Alceu era o apresentador do evento. À certa altura, o veterano repórter mencionou o nome do presidente da Associação Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ) como sendo Carlos Rodolfo Silveira. Na verdade, Carlos Rodolfo Schneider. Na sequência, o próprio Alceu corrigiu (sem aludir ao erro, como é hábito em TVs e rádios) e pronunciou o nome correto. Ao que um repórter alemãozinho, na fileira atrás de onde eu estava sentado, aproveitou para fazer a piada: “Naturalmente ele achou que Silveira é a tradução de Schneider para o português”. 

*** 

Hoje, no Jornal do Almoço, a bonita (e muito competente) repórter, cujo nome esqueço, fez uma chamada para o ritual de enfeite da árvore de Natal. Segundo ela, segunda-feira, “31 de novembro”, é a data tradicional para que as pessoas montem a decoração natalina em suas casas.

Minutos depois, na matéria, ela falou a data correta, que é 30 de novembro. 

*** 

É muito curiosa a história de que em rádio e TV não se corrige um erro de maneira direta, a não ser que seja uma troca de milhão por bilhão (ou vice-versa). Em geral, a teoria é de que o telespectador ou ouvinte vai ficar pensando: “Será que eu ouvi direito?”.

No caso da árvore de Natal eu escutei o “31 de novembro” na TV da sala. Minha filha caçula, de nove anos, ouviu a mesma coisa na TV do quarto e foi correndo até a cozinha para comentar o erro comigo.

Claro que tudo é perdoável… O que não impede que a gente ache engraçado – e, por isso, o título deste post, Volta a Fita (1), indica que pretendo resgatar, periodicamente, histórias envolvendo nossos apresentadores e repórteres. Prometo que na semana que vem conto duas do Hélio Costa que são de chorar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: