A origem do Figueirense

Uma matéria da RBS TV, ontem, me deixou intrigado: afinal, qual a relação entre o Figueirense e a figueira da Praça 15 de Novembro? Para RBS TV, tudo a ver; pelo menos foi a impressão que a reportagem me passou – o time teria seu nome inspirado na árvore centenária.

Embora a matéria possa ter utilizado a figueira da praça como uma licença poética, a verdade histórica é outra: o Figueirense tem esse nome porque nasceu no bairro da Figueira, mais ou menos onde hoje é a Casas da Água da Rua Francisco Tolentino, proximidades da Rua Padre Roma. Lá, no início do século 20, existia uma figueira que dava nome ao lugar e que acabou inspirando os fundadores do clube no batizado da equipe.

Anúncios

7 responses to this post.

  1. Posted by Festival de besteira que assola a imprensa on 24/11/2009 at 12:42

    Relação do Figueirense com a figueira da praça XV? Essa talvez seja a besteira do ano do tal diário que quer ser catarinense ( se jeito regula não vai ser nunca). Do mesmo tipo daquela que fala que Campeche deve seu nome a Camp de Peche esquecendo que no México tem até um estado com o nome Campeche…

    Responder

  2. Posted by Vadeco on 24/11/2009 at 13:17

    Esqueceram de consultar o Paulo Brito, que tá cansado de contar a verdadeira história do Figueirense nos microfones da CBN-Diário.

    Responder

  3. Posted by gs on 24/11/2009 at 15:15

    Ô Damião, querias o que? A nossa história, contada por gaúchos (sem xenofobia, apenas lógica), só poderia dar nisso. Outro dia, li no Diário Cat. a seguinte pérola: ” na Ilha de Florianópolis”….

    Responder

  4. Posted by alberto roberto on 24/11/2009 at 17:52

    Damião, “ilha de Florianópolis”, “lado continental da Ilha” e agora essa de querer relacionar Figueirense com a Figueira da Praça XV. Aliás, deixa eu te contar uma histórinha prá lá de interessante que me foi passada por um repórter lá de Itaguaçu. Me conta o informante que o tal do Nilson Vargas, que assumiu como editor chefe do DC, é uma trolha. Ou seja, o cara faz o jogo da canalhada. Mas até aí tudo normal. Aconteceu que semana passada por pouco, mas por pouco mesmo, o pau não fechou na tal reunião de pauta. É que o iluminado ofendeu um dos mais respeitados profssionais de comunicação do grupo RBS, o Celso Bevilacqua (não sei se conheces) e a galera presente quis partir pra vias de fato. A turma do deixa disso tratou de separar. Por pouco o tal do Nilson Vargas, o iluminado, não ganhou um murro dos cornos (como diz o mané) prá deixar de ser arrogante. A mesma fonte vai além. Me conta que alguns profissionais – muitos deles reconhecidos – entraram com pedido de licença médica e outros, não suportando a pressão, trataram de se internar. Desculpe desabafo, mas como as pessoas não têm acesso às notícias internas do DC, acabam tendo a ilusão de que é tudo é tranquilo lá dentro. Prá terminar, sobre a reforma gráfica do DC. Ficou bem bonitinho. A cara do Notícias do Dia. Não achas??

    Responder

  5. Puta que os Pariu. Sabe aquele cidadão que vende portraits antigos de nossa amada e vilipendiada Ilha (agora até sua história, pois, mesmo que não queiram os ignaros, futebol também é história), pois é, o cidadão tem dentre as muitas fotos que vendem uma que aparece FRONDOSA a FIGUEIRA encimando os fundos do atual posto de gasolina do Rita Maria com a Padre Roma…. entendeu… mas esperar o que…

    Responder

  6. Posted by giba on 24/11/2009 at 22:51

    Será que li bem? Alguém disse que ilha de Sta Catarina é o lado continental de Florianópolis? Se é continental é continente mesmo, e nao ilha.

    Responder

  7. Posted by silvio on 25/11/2009 at 10:38

    Gaucho tentando contar nossa história dá nisso….só merda…….

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: