Trivial variado

Faz tempo que não escrevo um “trivial variado”, notas avulsas sobre o cotidiano, televisão, música, teatro, cinema.

Comecemos com televisão.

  • Meus leitores mais antigos sabem que gosto de uma boa telenovela. Serve para desopilar, para aquela higiene mental básica. Gostei do Caminho das Índias, uma trama muito saborosa, com um ritmo bem amarrado pela autora, Glória Peres. Findo o Caminho, tentei por diversas vezes assistir a um capítulo inteiro de Páginas da Vida 2 (ou Viver a Vida). Nada me agrada. Talvez a tentativa de construir personagens interessantes, como o taradão do Gustavo (Marcello Airoldi) e a gostosona da Malu (Camila Morgado), seja um ponto positivo. E só. O resto é previsível, muito Manoel Carlos pro meu gosto, até com o elenco da novela anterior que ele escreveu, outro dramalhão absurdo, e a trilha sonora cansativamente baseada na Bossa Nova.
  • Soube hoje que o Toma Lá Dá Cá vai terminar. Não sabia que era a última temporada. Foi bom enquanto durou. Na minha opinião, apenas a primeira temporada satisfez. Depois, virou uma apelação xarope.

Will Smith

  • Estou acompanhando, sempre que posso, três reprises interessantes no Nickelodeon. Um Maluco no Pedaço (tradução imbecil para The Fresh Prince of Bel-air), sitcom estadunidense exibida entre 1990 e 1996, que lançou o divertido Wil Smith na televisão. Descoberto por Quincy Jones, co-produtor de The Fresh…, Smith se tornaria depois um dos grandes astros do cinema de seu país. É tão divertido que não me canso de assistir as reprises dos episódios (a Nickelodeon é muito ruim de programação; pior, repete sem critério cronológico).
  • Outra série formidável é Alf – O E.Teimoso (ou Alf – o É Teimoso). Meus filhos mais velhos eram pequenos quando o programa passava na Globo, se não me engano aos domingos. Alf é um alienígena que cai na garagem de uma típica família estadunidense. Ele acaba cativando seus anfitriões e passa vida a criar situações hilariantes. Triste é saber que o protagonista (o chefe da família), Max Wright, foi fotografado por uma revista de escândalos, ano passado, fumando crack numa roda de mendigos. Lamentável decadência de um bom e cativante ator.
  • Por último, e quando o sono não me pega (começa à meia-noite e meia), o clássico Agente 86, com Don Adams e seu humor nonsense. Eu era muito pequeno quando a série passou na TV brasileira. Me lembro, de longe, da trilha sonora. Considero-a uma das grandes produções da história da TV mundial, com coisas surpreendentes, como o sapato-fone, o avô do telefone celular.
  • Voltando à TV aberta, o que foi aquele esporro que a ministra Dilma Roussef deu hoje numa jornalista, apelando para arrogância típica dos déspotas! Chamou a repórter de “minha filha”, num tom estúpido. E quer ser candidata a presidente da República! Um candidato tem que ter, sobretudo, compostura, firmeza educada e bons projetos.
  • Reitero o que disse sobre a Globo: a emissora carioca esmaga quem ela quiser, do bispo Macedo ao presidente da República. O que a poderosa rede está fazendo em relação ao apagão de terça-feira é uma campanha, não um noticiário. Não vi, até agora, nenhum lampejo de isenção no tratamento editorial. Deve ser porque a emissora perdeu audiência naquela noite – Casseta & Planeta, Toma Lá Dá Cá, Profissão Repórter e Programa do Jô – nas maiores praças, ou seja, naquelas que lhe dão maior faturamento. E algumas pessoas, muito ingênuas, acham que a Globo está ao lado da cidadania, defendendo-a contra a incompetência governamental.
Anúncios

2 responses to this post.

  1. Posted by velho bruxo on 13/11/2009 at 8:08

    Prezado Damião. A tele que vc publicou semana passada dizndo ser lá Pérouse na verdade não é.
    Esta tela chama-se “Costume Of St. Catherine’s off Bazilis. Zimmermann (1808).” Livro Ilha de Santa Catarina – Relato de Viajantes Estrangeiros nos séculos XVIII e XIX – editora Ufsc – 2 edição”
    a foto esta na pagina 133 – e a esplicação e nome da tela esta na pagina331. Na pagina 134 tem a tela que voce se refere.

    Responder

  2. Posted by João on 13/11/2009 at 8:16

    Sobre o pronunciamento da Dilma, não sei se é esse aqui http://www.youtube.com/watch?v=HOtblcfWO9o Mas, se for, eu não vi nada demais não. Não gosto muito dela, mas achei coerente o que ela falou. Em relação ao respeito aos jornalistas no caso do blecaute, tem um vídeo interessante que com certeza irá para o TOP 5 do CQC http://www.youtube.com/watch?v=wo2-3IBQ7vo

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: