Segurança e inteligência

Escuto sempre com atenção as entrevistas do secretário da Segurança Pública, Ronaldo Benedet. Ele sempre diz coisas interessantes, porque é um estudioso da segurança. Isso mesmo, estudioso, teórico, analista. Não é um homem da ação, é um homem da “inteligência”, como ele mesmo repete nas entrevistas. E o que é inteligência na segurança pública? Simples: é o planejamento, o trabalho preventivo.

Mas por que isso não funciona na prática? Essa é a grande questão que o nobre secretário nunca responde, embora eu entenda o que ele quer dizer. Ou seja, que toda aquela parafernália eletrônica (câmeras), o trabalho investigatório (e ilegal) da P2 e da Polícia Civil (legal), serve para evitar o crescimento da criminalidade.

Acontece que a ferramenta da inteligência não é bem utilizada, porque a cidade está desprotegida – e nós sabemos da quantidade de pequenos delitos (assaltos, furtos, roubos, tráfico de drogas) cometidos na área central da cidade e nos bairros. As câmeras de vigilância, monitoradas pela PM, captam as ocorrências, mas não há homens (a força da segurança pública) nos locais afetados. De que adiantam as câmeras, se a bandidagem continua agindo no Largo da Alfândega, nos calçadões, na Praça 15, no Itacorubi, na Trindade e na Agronômica, só para citar alguns locais desprotegidos?

“Segurança pública? Virou câmera nas ruas”, me respondeu ontem um veterano repórter policial, quando discutíamos o assunto, ou seja, a falta de segurança nas ruas.

É esse o conceito de inteligência, infelizmente mal adotado pela secretaria específica: as autoridades lavam as mãos, porque não há mais policiamento. Apenas vigilância. E a vigilância é definida como medida efetiva (preventiva) de segurança. Não é.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: