Quem manda na segurança pública

Os jornais do fim de semana anunciam que o Comando da Polícia Militar decidiu mudar sua estratégia de trabalho. “Entre as ações está o uso intensivo de helicóptero”, informa o Notícias do Dia em sua capa (o DC também destaca a questão). Mas, lendo a matéria do ND, percebi que o foco da PM continuará sendo “preventivo”, para reduzir ainda mais o número de homicídios, 90% dos quais causados pelo tráfico de drogas. Infelizmente, a PM segue considerando o número de homicídios como indicador principal do nível de violência nas cidades. Ocorrências como assaltos, roubos, furtos, sequestros, estupros, agressões e outras são desconsideradas. Talvez por isso a PM tenha sumido das ruas e seu comando trate de operações aéreas como prioridade para o patrulhamento. (Além das aéreas, lembremos aqui o monitoramento eletrônico, que é, a meu ver, a verdadeira covardia oficializada).

Antes que apontem o dedo me acusando de insensível, faço o reparo: é claro que o homicídio é o ato extremo da violência – e por isso é utilizado como indicador. O que eu quero dizer é que o homicídio não pode ser aproveitado como único indicador. E as nossas autoridades infelizmente continuam pensando assim.

***

Um segundo tema relacionado à segurança: ao trabalhar numa reportagem sobre o assunto fiquei sabendo, em conversa com especialistas do setor, que o secretário Ronaldo Benedet não é o “culpado” pelo caos na segurança pública, inclusive por esse conflito entre oficiais da PM e delegados de polícia. O posicionamento de Benedet e dos técnicos do setor é francamente ignorado pelo governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira. É LHS quem define prioridades para a segurança pública, deixando o secretário numa condição de coadjuvante. Como Benedet é candidato a deputado federal e precisa da bênção poderosa de LHS para se eleger, ele acaba acatando o que o chefe manda. E o que o chefe manda nem sempre é o correto do ponto de vista institucional. Tanto que foi LHS quem mandou elaborar a Lei 254, mesmo sabendo que não poderia cumpri-la, por conta de dispositivos inconstitucionais. Mas quem passa por incompetente nessa história? O secretário. E quem mais se prejudica? Os praças, os policiais civis de modo geral e, óbvio, a população.

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Posted by Junior on 24/10/2009 at 16:21

    Caro amigo, mais que nunca, novamente minha opinião !!! o fracasso na segurança é culpa do LHS….. esta PM que não faz seu serviço e fica tudo como está né? agora ainda a PM além de se meter nas atribuições da Polícia Civil e da Polícia Federal vai “bancar os garotos guias turísticos”, envez de patrulharem as ruas, “vão ficar num conteiner, com ar condicionado e frigobar e dar informações turísticas”…. é uma piada….além de continuarem com aquelas barreiras inúteis, ou melhor, servem para atrapalhar o trânsito e nós vermos um monte de PM batendo papo, esparramado numa cadeira…. é uma piada mesmo….
    ….a população quer PMs nas ruas, alias, caso os ofices não saibam ESTA É A FUNÇÃO DA PM e QUE ELES TEM QUE FAZER TAMBÉM, VÃO PARA A RUA TRABALHAR TROPA ! AFINAL … para que tantos ofices ? o que eles fazem ? para que tanto tinente, majar, corona, quepitão ? servem apenas para onerar “a folha do Estado, para se meterem em funções que não lhes dizem respeito (funções exclusivas da PC e da PF). O dinheiro que é gasto para “sustentar as fivelinhas de ouro” é deixado de pagar a quem realmente faz a segurança, ou seja, os praças e os agentes da Polícia Civil…. fora militares,,,, seu tempo já acabou…. não tem mais função…. o desespero toma conta!

    Responder

  2. Posted by Helio on 24/10/2009 at 16:43

    Ô Damião! Te considero. Mas precisou um “especialista” prá te mostrar o óbvio? Entra em qualquer delegacia de Polícia num sábado a tarde ou num domingo (mais calmo, as vezes) e, abrindo o jogo, conversa com um Agente prá vc ver o que todo mundo já sabia. Ou, se não quiser dar essa pernada ( se achar um), conversa com um soldado da PM que esteja no ostensivo. Vá nas “bases” e verás que todos estão carecas de saber o que este “especialista” te segredou. É até hilário.
    Abraços.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: