Conservadores de araque!

 

Depois de assistir a comédia “Papai Ganso”, de 1964, com Cary Grant e Leslie Caron, resolvi dar uma zapeada na TV. Eram 18h30. Parei na Record News, que exibia as cenas do pavoroso incêndio que destruiu uma favela inteira na zona Oeste de São Paulo. Fiquei obviamente comovido: quantos destinos alterados em questão de minutos! E gente pobre, miserável, sem eira nem beira, que nem sabemos como foi parar em São Paulo. A mesma gente sem rumo que acaba se instalando de qualquer jeito em Florianópolis, Camboriú, Itajaí, Palhoça, Tijucas, Biguaçu e tantos outros municípios litorâneos.

Fiquei atento às informações que iam chegando lentamente à redação da Record News. Segundo os repórteres, o fogo teria começado numa instalação elétrica mal-feita (um “gato”, como se diz na gíria). Como a maior parte dos barracos era feita de madeira e papelão, uma faísca virou um violento incêndio com rapidez impressionante.

É claro que as autoridades de São Paulo – assim como as de Florianópolis – sabem perfeitamente o que acontece nessas comunidades pobres. Os moradores estendem extensões de energia a partir de pontos legais, para suprir as casas dos que não têm acesso à rede pública. Fazem o mesmo com a água e com a TV a cabo. Favelas crescem assim, com péssimas condições de habitabilidade, total falta de infraestrutura, sem saneamento, educação, segurança. Mas as autoridades fazem vistas grossas, porque não querem perder votos nas eleições que se aproximam. E a culpa, ao fim e ao cabo, não é desse pobre povo sem perspectivas. A culpa é mesmo de uma parcela dos políticos brasileiros, esses conservadores de araque que se instalam nos governos, nas prefeituras e até na presidência da República! Tivéssemos conservadores de verdade essa gente não sairia de suas origens para buscar melhores condições de vida nas cidades grandes. Ficariam em suas terras, porque haveria políticas de desenvolvimento descentralizadas  — e não essa coisa ridícula e politiqueira (conservadora de araque!) que fizeram em Santa Catarina, por exemplo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: