A verdade sobre os tornados

 

Vocês sabem que alguns veículos da grande mídia adoram exagerar nas suas manchetes quando se trata de analisar o clima e as mudanças que vêm ocorrendo nos últimos tempos. Essa parcela da grande mídia gosta do tom espetaculoso que suas matérias provocam no público em geral. De vez em quando, alguns jornais ou emissoras de TV e rádio lançam afirmações absolutamente espalhafatosas, com o único objetivo de ganhar audiência (ou apavorar a audiência).

Pois hoje o João Felipe descobriu um artigo muito interessante, publicado no Jornal da Ciência (SBPC), uma das mais graduadas publicações científicas do país, que desfaz essas intriguinhas que a grande mídia sulista tenta nos empurrar. Leiam este trecho:

Não há estudos que relacionem o aquecimento global a tornados no Sul. Essa evidência existe apenas para furacões, um fenômeno diferente. Alguns cientistas creem que o número de tornados não cresceu na região, mas o fenômeno tem sido mais percebido porque a ocupação humana na região aumentou.

“Talvez não haja aumento da incidência dos tornados, e sim mais gente no caminho deles”, diz Olívio Bahia Neto, meteorologista do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), de São Paulo.

O texto completo AQUI.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: