A Pátria do esporte

 Sem título2

Lula chorou. Vá lá, eu também me emocionei. Por que não dividir essa felicidade chorosa com o presidente e tantos outros brasileiros que torciam pela Olimpíada de 2016 no país? No íntimo, eu não queria, por conta dos gastos, de tudo o que envolve um evento gigantesco como esse. Cheguei a dizer pela manhã, a um amigo, que preferia a vitória de Chicago.

Mas ao ver o presidente chorando e, depois, falando sobre a escolha do Brasil, pensei: sim, o Brasil precisa perder mesmo esse complexo de inferioridade a que se referiu Lula. Aquele complexo de vira-lata expresso por Nelson Rodrigues quando perdemos a Copa do Mundo de 1950, realizada no país. “Por ‘complexo de vira-lata’ entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo”, ele escreveu. Só superamos essa condição em 1958, quando a “Pátria em chuteiras” (outra expressão clássica do grande dramaturgo brasileiro) venceu sua primeira Copa.

Agora não seremos mais apenas a Pátria em chuteiras (e em sapatilhas, tênis e pés descalços), tampouco os vira-latas secundários do Planeta. Não por Lula, mas também por ele, porque o presidente é certamente um homem de sorte. Tem estrela. E quem consegue passar a todos o que ele passou hoje, ao vivo, em rede mundial de televisão, merece respeito.

Anúncios

4 responses to this post.

  1. Posted by J.L.CIBILS on 02/10/2009 at 18:58

    Desculpe Damiao, mas a minha opiniao é contraria, nao vejo o que comemorar, só se for para chorar a grana de nossos impostos jogado no bolso de mais uma vez da corrupçao que vai se espalhar neste “projeto”, nao bastou o corrrrruptoPAN, agora eles irao fazer realmente uma enorme festa com a grana investida neste olimpicamaracutaia.
    Obs: até hoje nada de explicaçao sobre os investimentos do saco sem fundo do PAN.

    Responder

  2. Posted by Anthony Toini on 02/10/2009 at 22:07

    Derrota para o bolso dos brasileiros, mas vitória para a nossa estima. Tive o mesmo pensamento do Damião. O nosso presidente é um humano daqueles, virou celebridade internacional!

    Responder

  3. Estou feliz e concordo com o que você escreveu. Vale a pena, o momento foi lindo e é preciso pensar no que virá de bom.
    Abraços.

    Responder

  4. Ele chora e nós pagaremos.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: