A natureza é sábia

 

Fui a Itajaí nesta segunda-feira à tarde, de carro. A chuva já havia parado. Quando passei de Tijuquinhas, na altura da antiga Fazenda Biguaçu, vi o rio Inferninho bem cheio, algumas áreas alagadas à esquerda e à direita da rodovia. Ao voltar, o Inferninho já tinha transbordado. Trata-se de uma região historicamente alagadiça. O próprio nome Tijucas já diz tudo – vem de tijuco, que é terra podre (pântano). O erro foi o homem ter invadido áreas impróprias para cultivo e moradia. Agora, com o revolucionário (no sentido inverso, reacionário) Código Ambiental de Santa Catarina, as coisas só tendem a piorar. E os nossos governantes vão para a televisão, vestidos com a fashion jaqueta da Defesa Civil, para falar em medidas emergenciais, em socorro às populações atingidas. Quem criou Mateus que o embale. A lei libera geral em termos de devastação ambiental. E quando a enchente aparece a culpa é da natureza. A natureza não é culpada de nada. (Odeio aquelas manchetes que a nossa mídia adora, do tipo “Chuvas castigam”, “Ventos castigam”, “Fúria da natureza”, “Fúria do tempo” etc. Nem a chuva castiga, nem os ventos castigam). A natureza é sábia. Pena que não castigue diretamente quem merece ser castigado.

Anúncios

5 responses to this post.

  1. Posted by Luciane Lazzarin on 29/09/2009 at 8:51

    Não existe história para a imprensa e autoridades de nosso Estado. As chuvas e suas consequencias estão identificadas pelos povos antecedentes apenas basta parar ver, entender e respeitar.

    Responder

  2. Posted by Paulo Sérgio Miguel on 29/09/2009 at 10:02

    Parabéns pelo texto. É exatamente isso que disseste: o culpado pelos desastres é o bicho homem. Pena que infelizmente as catastrofes atingem mais (ou só) os mais pobres, bem que uma enxurrada poderia levar LHS, Dário Berger, Ideli Salvati, etc…….

    Responder

  3. Posted by Jorge on 29/09/2009 at 11:47

    Damião,

    SUGESTÃO DE NOTA

    Dizem as más línguas que o SONTAG é dono do novo jornal que anda por aí – Folha da Gente. Pelo visto o Impacto não deu certo. Parece que ele tá andando em busca de novos sonhos.

    Responder

  4. Posted by Juarez Trentin on 29/09/2009 at 17:27

    Antonio Sontag é o dono do novo jornal circulando na capital – Folha da Gente. Esta armado para a campanha do ano que ve. Falta decidiir o cargo. Justiça do trabalho de olho no patrimônio por conta das dívidas da falida EBV.

    Responder

  5. Posted by Roberto Stähelin on 29/09/2009 at 18:13

    Caro Damião

    O falecido Pe. Huberto Waterkemper, por longos anos Pároco de São Pedro de Alcântara, como que antevendo os recentes humores da natureza, dizia, carregado de sabedoria colhida em suas profundas e solitárias leituras: ¨Deus perdoa sempre, o homem às vezes, a natureza nunca”.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: