Obras: fazer ou não fazer?

Se a prefeitura não faz, é incompetente. Se faz, é meia-roda, não sabe planejar etc. e tal.

Digo isso sobre as obras de recuperação que estão sendo realizadas em Florianópolis. As pessoas reclamam dos buracos, do asfalto remendado. Quando a prefeitura resolve fazer, deitam o cacete nas autoridades.

Aí vem uma conversa que se torna senso comum, baseada no que a mídia divulga: “Não dava pra fazer no fim de semana? Não dava pra fazer à noite?”.

Ora, em algum momento tem que ser feito. E a prefeitura precisa divulgar um comunicado, na mesma mídia, para explicar o que está acontecendo: o tipo de material só pode ser aplicado com o asfalto quente e seco.

É claro que se houvesse ciclovias e um transporte coletivo decente (e barato) as pessoas poderiam deixar seus carros em casa. Como não há, acontece o que acontece: engarrafamentos por toda a cidade.

Anúncios

5 responses to this post.

  1. Posted by bicicletanarua on 24/09/2009 at 14:48

    Retirou as palavras da minha boca.

    Responder

  2. Posted by cesar laus on 24/09/2009 at 14:48

    Damião,

    Para quem estuda engenharia, seguem algumas observações sobre o emprego de Lama Asfáltica (também chamdo de Asfalto Fino).

    Tem alguma semelhança com o asfalto da Beira-mar?

    RESTRIÇÃO AO EMPREGO:

    – À realização dos serviços em período chuvoso, sobre revestimento asfáltico antigo com deficiência estrutural do pavimento, sobre trincas (retráteis) do revestimento tipo “pele-de-jacaré” e sobre pavimento com umidade nas camadas subjacentes.
    – Sobre revestimentos asfalticos lisos (ou polidos) ou vias de alta densidade de tráfego, recomenda-se a execução de pintura de ligação, para evitar descolamentos da camada de lama asfáltica.
    – Abertura ao trafego antes da cura camada (2 a 4 horas).
    – A compactação da camada sob precipitação de chuva ( desagregação total ).

    Responder

  3. Posted by Breno on 24/09/2009 at 17:01

    O que poderia ser feito é instalar sinalização de obras, com advertência bem antes dos pontos interditados. Na terça-feira, por exemplo, meu destino era a rua Artista Bittencourt. Segui pela Hercílio Luz até chegar e dar de cara com a rua fechada para recapeamento. Poderia haver placas, ao longo da Hercílio Luz, indicando que a via estava interditada. Não havia policiamento, apenas os funcionários da empresa contratada.

    Responder

  4. Posted by Yuri on 24/09/2009 at 19:37

    Perturbações no trânsito são inerentes a esse tipo de obra, mas uma coisa não podemos esquecer: A tal “revitalização” começou no período pré-eleitoral do ANO PASSADO e ainda está longe de ser concluída. Inclusive não começaram pelos piores trechos, e sim pelos mais visíveis.
    O que não podemos aceitar é o uso de recursos públicos e da paciência do povo para fins eleitorais, e é o que parece estar acontecendo. A menos que o prefeito reconheça que a prefeitura está sem recursos.

    Responder

  5. Posted by Carlos on 25/09/2009 at 9:17

    Acho que o Cacau anda lendo o teu blog. A nota “Exigentes” no DC de hoje tá quase igual a esta.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: