Oito anos depois

 

   Hoje cedo, estava pensando no 11 de setembro de 2001. Onde eu estava? Eram pouco mais de 9h15. Cheguei à redação de A Notícia, em Florianópolis, que ficava na Rua Crispim Mira, 319. Não sabia dos acontecimentos anteriores àquele horário. Mas vi ao vivo o segundo avião atingindo as torres gêmeas.

   Achei que fosse um acidente, mas minha prima e companheira de trabalho Ana Paula Lückman arqueou as sobrancelhas quando manifestei minha primeira impressão. Em questão de minutos fiquei convencido de que era mesmo um atentado. Passamos a manhã em frente à TV, assistindo àquele momento histórico trágico, repugnante e inesquecível.

   Ao refletir hoje sobre o 11 de setembro, pensei também: como oito anos passam rapidamente! Parecem nada, diante da História. Mas me significam muito, inclusive em cabelos brancos, chateações, tédio etc. e tal.

4 responses to this post.

  1. Posted by Angela on 11/09/2009 at 13:38

    Acho que todos e todas nós lembramos do que fazíamos neste dia. Eu estava ciceroneando pela cidade Luiz Solá, então assessor jurídico do Conselho de Ministro de Cuba, que à noite faria um debate. Com a ligação de um amigo, ficamos sabemos do ataque e ele imediatamente disse: isso foi o Bin Laden. Até hoje me impressiono com o acerto do prognóstico.

    Responder

  2. Posted by Angela on 11/09/2009 at 13:42

    Mas é preciso lembrar sempre também daquele outro 11 de setembro: o de 1973, no Chile, que matou Pinochet e milhares de chilenos, entre os quais Victor Jarra, instalando uma sangrenta e prolongada ditadura, com o auxílio dos EUA, mesmo país que 28 anos depois também seria marcado por uma tragédia.

    Responder

  3. é, primo… foi um dia de sobrancelhas arqueadas e queixo caído.

    beijo!

    Responder

  4. Damião . Não vais comemorar o Onze de Setembro da tua amiga Ideli, com direito a baton na calcinha?

    Responder

Deixe um comentário

