A falta de modéstia que abunda

 tornados2

______________________________________________

Tenho muito respeito pelo trabalho do meteorologista Leandro Puchalski, que faz com muita seriedade as previsões do tempo na RBS (a tal Central de Meteorologia da RBS é ele, Leandro). Mas a RBS querer para si o direito de “confirmar” a ocorrência de tornados é um pouco demais. Uma empresa de comunicação não pode produzir fatos (nem confirmar fenômenos meteorológicos). Precisa estar ancorada em informações oficiais. Pelo menos foi assim que aprendi nos meus 30 e tantos anos de jornalismo: uma empresa jornalística não pode ser fonte das matérias que divulga.

Mas, no caso da RBS, a falta de modéstia é uma coisa que abunda.

Em tempo: a matéria que mencionava Canelinha com 45 mil habitantes, localizada no Planalto Norte, foi corrigida à tarde pelo DC on-line. Era um erro flagrante demais para não ser revisto pelos editores.

7 responses to this post.

  1. E pra confirmar que passou não precisa de Central de Metereologia. Eu também confirmo que passou só de olhar pra rua.

    A Central tem é que confirmar que está para chegar um tornado.

    Responder

  2. Posted by Aline on 10/09/2009 at 8:48

    OS demais canais de televisão (SBT e RIC, por exemplo) tem como base de informações meteorológicas a EPAGRI (CIRAM). A RBS tem esta Central de Meteorologia (ou o Leandro), que consegue informações sabe-se lá de onde, que ela publica sem divulgar a fonte. É uma vergonha.

    Responder

  3. Posted by Aline on 10/09/2009 at 10:09

    Desde às 09:30h de hoje (10/09/09) o Sr. Leandro está num chat da RBS, respondendo perguntas sobre a meteorologia. Já o questionei 03 vezes sobre as fontes de informação da Central da RBS. Minhas perguntas não foram publicadas. Fui ignorada. Algo me diz que ele não tem como ou não pode responder às minhas perguntas. Uma empresa tãaaaaaaao transparente como a RBS. É de estranhar, não?

    http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2647649.xml

    Responder

  4. Posted by João on 10/09/2009 at 13:49

    Eu sempre disse que a central rbs de meteorologia (desde quando essa bobagem apareceu) era um estagiário de jornalismo que fica acessando o site da EPAGRI e do CLIMATEMPO…

    Responder

  5. Posted by Carlos on 11/09/2009 at 12:00

    Essa é a equipe que consta no site da RBS. Como são profissionais do ramo, não acho que haja algum tipo de desonestidade da RBS em chamá-los de “central”. Certamente eles se valem dos vários canais de consulta pública para fazer as suas previsões, isso é relativamente simples, e para quem é do ramo, deve ser bem fácil.
    Perfil

    Nome: Estael Sias, Cléo Kuhn, Leandro Puchalski

    Tema: A meteorologia no seu dia-a-dia

    Local: Porto Alegre e Florianópolis

    Descrição: A equipe de meteorologia da RBS mostra imagens e fotos, explica os fenômenos meteorológicos e informa a previsão do tempo!

    Responder

  6. Posted by Aline on 11/09/2009 at 12:24

    Eu não acredito que eles tenham todos os equipamentos disponíveis para a realização de seus trabalhos. Acho normal que eles usem diversas fontes, mas poderiam citá-las. Só que citar as fontes implica em PAGAR PELA INFORMAÇÃO, e está ai o problema, creio eu. Não estou falando do trabalho dele, mas da postura da RBS em não citar fontes e não dar créditos aos demais centros de pesquisa.

    Responder

  7. Posted by J.L.CIBILS on 11/09/2009 at 12:31

    Damiao, é o velho e manjado copiar e colar, assim até ieu monto uma “central” “méte-orológica”, a sinternete taí, cosa facil,facil, é só consultar, por exemplo, tem um site amerricano que da detalhes nos pormenores de tudo quanto é regiao mundo a fora, incrusive, os guri que avoa de pandorga ali pras bandas de Santo Amaro vívi consultando este treco ai:
    http://www.wunderground.com/
    E o caminho para Florianópolis é este aqui:
    http://www.wunderground.com/cgi-bin/findweather/getForecast?query=-27.596%2C-48.588
    Ieu costumo me guiar todos os dias por este site, nao confio muito nas previsoes locais, este site é tudo por sitelite.

    Responder

Deixe um comentário

