Caminho das Índias… e das lojas

 

Acompanho, com razoável interesse, o desenrolar da telenovela Caminho das Índias. É uma terapia, uma higiene mental, como se dizia antigamente. Tenho especial predileção pelas encrencas entre Abel e Norminha, pela trajetória do esquizofrênico Tarso, pelo empresário errante Raul Cadore, pelas malvadezas da Ivone, pela doidice da perua Melissa e pela doçura do velho Cadore (Elias Gleizer).

As coisas da Índia não me interessam muito, não por preconceito, mas porque se tornaram lentamente chatas. Até o grande ator Tony Ramos acabou transformando seu personagem numa figura estereotipada (sem falar no porre que é o personagem de Osmar Prado).

Mas, vá lá, no conjunto Caminho das Índias me agrada muito desde o primeiro capítulo. Agora, na reta final, começam a acontecer todas as coisas previsíveis, com os malvados sendo presos/punidos, os bonzinhos cumprindo suas rotinas, alguns amores sendo desfeitos e outros começando a surgir.

Escrevi tudo isso para, ao fim e ao cabo, expressar uma espécie de indignação com os intervalos comerciais, que se tornam excessivamente apelativos quando uma telenovela entra na reta final. Ainda bem que existem o controle remoto e os canais de televisão a cabo! Caso contrário, estaríamos perdidos.

Vou ser mais específico: todos os intervalos de Caminho das Índias, ontem, foram invadidos por uma guerra de ofertas entre supermercados e lojas de departamentos. Não são mensagens criativas, são comerciais do tipo varejão, que tentam ganhar a simpatia do consumidor na marra. Horríveis, pobres, xaropes. As agências são culpadas. Mas mais culpados ainda são os clientes que aprovam essa baixaria/gritaria de produtos e preços em horário nobre.

Como disse, nada como um controle remoto. Nos intervalos da telenovela, na quinta-feira, eu assistia os Simpsons na Fox. Coisa boa pra fugir da mesmice e da estupidez.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: