Conceito de morar

 

Passeando por um shopping, vi um estande de uma imobiliária e me aproximei para apreciar a maquete de um condomínio que está em construção. Peguei o folder, olhei, olhei, e não encontrei qualquer informação sobre a localização. Abordei o corretor de plantão: “Onde fica?”. A resposta: “Atrás do Centro Administrativo”. Completei com outra pergunta: “O senhor quer dizer que fica no bairro Saco Grande, é isso?”. E ele: “Como?”. O rapaz, um gaúcho, não tem a mínima noção do nome do bairro. A construtora mandou ele vender um imóvel “atrás do Centro Administrativo, próximo à SC-401”. E só.

Achei que era uma implicância com o nome Saco Grande, motivo de vergonha para muitos forasteiros, mas que para nós, florianopolitanos, é motivo de orgulho. Mas conversando com meu irmão, que é arquiteto, pude clarear o caso: ele me disse que esse fenômeno não é exclusivo de Florianópolis. Na Folha de S. Paulo aparecem lançamentos na capital paulista que não informam endereço, nem bairro. Apenas as características dos apartamentos. “As construtoras mudaram a estratégia. Não vendem mais localização. Vendem conceito”.

Anúncios

One response to this post.

  1. Damião, as construtoras vendem conceito, mas na hora de avaliar, a localização ainda vale muito. Um apartamento de um quarto no Itacorubi, sem nada de mais no condomínio, custa mais caro que um de três quartos com suíte e toda uma infraestrutura de lazer e segurança como tem o meu condomínio, perto da Estácio de Sá, em Barreiros. É apenas coincidência?

    Abraço,
    Marcelo

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: