Repúdio à censura no Estadão

 

Transcrevo a seguir a nota distribuída hoje pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), a propósito da censura prévia imposta ao jornal O Estado de S. Paulo, que divulgaria conteúdos de gravações comprometedoras envolvendo o filho do presidente do Senado, Fernando Sarney:

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) condena veementemente a decisão do desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), proibindo a publicação, pelo jornal O Estado de S. Paulo e pelo Portal Estadão, de reportagens contendo informações resultantes da Operação Faktor, da Polícia Federal, sobre supostas irregularidades praticadas pelo empresário Fernando Sarney. A decisão proíbe ainda os demais veículos de comunicação – emissoras de rádio e televisão, além de jornais de todo o país — de utilizarem ou citarem material publicado por O Estado de S. Paulo, sob pena de, em caso de descumprimento, incorrerem em multa de R$ 150 mil para cada ato de violação do presente comando judicial. As reportagens que O Estado de S. Paulo vinha publicando baseavam-se em gravações de conversas telefônicas entre o referido empresário e diversas pessoas, entre as quais seu pai, José Sarney, ex-presidente da República e atual presidente do Senado Federal, cuja família, entre outros negócios, controla um grupo de comunicação que inclui jornal, rádio e televisão. Diante disso, a ANJ considera que o fato se reveste de inegável interesse público e que é inaceitável que pessoas ligadas à atividade jornalística recorram a um expediente inconstitucional, conforme recente decisão do Supremo Tribunal Federal, para subtrair ao escrutínio público operações com graves indícios de ilegalidade.

Anúncios

4 responses to this post.

  1. Posted by Elmo Vendrame on 02/08/2009 at 20:21

    Que é isso Damião, com pena do Estadão????
    Coitado deles, tão pobrezinhos!!!

    E aquele caso em que um jornalista do próprio jornal perguntou ao Serra sobre os problemas cardíacos deste último e quase perdeu o emprego?

    Houve censura?

    Responder

  2. Posted by Elmo Vendrame on 02/08/2009 at 21:29

    Mais um detalhe: o desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, apenas aplicou a lei, em que é proibida veiculação de informações que se encontram em segredo de justiça.

    Responder

  3. È isso ai Damião repudio a censura dó estadão. E do blog Tijoladas?

    Rabo preso com a Ideli?

    Não estás lendo teus colegas . Pode retirar meu blog da tua lista.

    Fui

    Responder

  4. Posted by Vadeco on 03/08/2009 at 15:15

    Tudo isso no governo do PT. Imagino se fosse o FHC. E o caso do prazo de validade do Tamiflu, o ministério da saúde diz que pode usar o remédio vencido. Será que não é isso que tá matando??? – Que falta faz o PT na oposição. Credo

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: