Documentário resgata história da Guarujá

Ana Carolina Gonzaga e Cristina Pierini, acadêmicas da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, sob orientação dos professores Gonzalo Pereira e Ricardo Medeiros, produziram um documentário de rádio com duração de aproximadamente 25 minutos, que aborda o período de fundação da primeira emissora de rádio de Florianópolis. A exibição do trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social (Jornalismo) acontece hoje às 19h30, no laboratório de rádio da faculdade.

A Rádio Guarujá, fundada em 1943 por Ivo Serrão Vieira, começou com um sistema de alto-falantes instalados nas  ruas centrais da Ilha de Santa Catarina. O idealizador deste projeto tinha ambições de transformar a precária empresa de propaganda em uma emissora de rádio. Apesar das dificuldades de aceitação do novo meio de comunicação pela sociedade e pela resistência do Governador Nereu Ramos, Serrão conseguiu conquistar credibilidade e concretizar seu projeto. 

No documentário as estudantes relatam a trajetória da emissora desde o início até a venda para o empresário e político Aderbal Ramos da Silva. É sob o comando deste empreendedor que a emissora atingeiu a sua época áurea de comunicação e conquistou espaço na população florianopolitana. As radionovelas e os programas de auditório ficaram eternizados através das ondas da Guarujá.

Cristina e Ana Carolina realizaram entrevistas e pesquisas para produzir o documentário radiofônico que apresentam hoje. Uma das descobertas das pesquisadoras: a Guarujá não possui acervo de áudio ou impresso que relate de forma total as fases e situações vividas pela rádio que completou, este ano, 66 anos de fundação.

Segundo as estudantes, o projeto universitário tem por objetivo principal “cumprir sua responsabilidade de formar uma nova geração de comunicadores ou interessados no tema sobre a primeira estação de rádio que começou a funcionar em Florianópolis na década de 40 e segue até os dias atuais agregando ouvintes e formando opinião”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: