Biblioteca desmorona: novos ricos são os culpados

O Governo do Estado merece ser denunciado ao Ministério Público por conta do descaso com que trata a Biblioteca Pública do Estado, interditada ontem, por falta de condições de funcionamento. O mesmo governo que gasta milhões com patrocínios inúteis, não tem a mínima sensibilidade em relação à instituição que tem “155 anos de história, mais de 120 mil livros no acervo, quase 40 mil usuários ao dia, apenas 28 funcionários, um elevador sem operar, climatização inexistente e sistema hidráulico e elétrico com defeito”. (Trecho entre aspas reproduzido da edição de hoje do Notícias do Dia).

Infiltrações vêm danificando o rico acervo da nossa combalida biblioteca – lugar que frequentei durante a infância e adolescência, desde o prédio antigo, na Arcipreste Paiva, até o prédio novo, inaugurado no governo de Jorge Bornhausen – este sim, um governador que foi amigo da cultura: editou dezenas de livros, apoiou exposições de artes plásticas, construiu o Centro Integrado de Cultura (CIC) e criou a Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Apesar do esforço de técnicos e dirigentes culturais do Estado, o atual governo está se comportando como os proprietários de certos casarões antigos que não querem restaurá-los: aposta na completa deterioração da biblioteca, na sua desconstrução natural. E não é estranho que esses novos ricos aboletados no poder se comportem assim. É típico de novo rico, mesmo, deslumbrar-se com holofotes. E biblioteca não atrai a mídia, em especial a televisiva, que adora coisas fúteis e muito coloridas.

Mas voltando ao Notícias do Dia, leiam por favor o que escreveu a repórter Aline Rebequi no último parágrafo de sua matéria: “O Estado estuda a transferência da biblioteca para o município para ‘buscar melhorias’, segundo o secretário do Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel. Mas para o superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Rodolfo Pinto da Luz, ‘a proposta é completamente inviável’, por motivos financeiros”.

Percebem? O governo que patrocina inúmeros eventos cretinos não faz o mínimo esforço para juntar R$ 2,5 milhões (preço orçado para a revitalização completa da biblioteca) e quer empurrar a bucha para o prefeito Dário Berger. Outro novo rico, outro deslumbrado que não tem o mínimo apreço pela verdadeira cultura.

Anúncios

7 responses to this post.

  1. Posted by Anthony Toini on 24/06/2009 at 10:51

    É necessário um novo prédio para a Biblioteca Estadual. Nem com uma reforma aquele prédio ficará aprazível para os usuários. O atual é apertado e com as janelas voltadas para a Tte. Silveira, um pesadelo para a concentração!

    Responder

  2. Posted by mbaldessar@hotmail.com on 24/06/2009 at 12:48

    Damião, fui frequentadora assídua da Biblioteca na época do IEE. Tal como a história do acervo fotográfico de O Estado, essa notícia entristece. abs da Zeca

    Responder

  3. Posted by J.L.CIBILS on 24/06/2009 at 13:39

    É lamentavel, mas parece que tudo isto é uma epidemia infectando as entranhas de quem nasceu em berço esplendido, veja o caso de nossa história de S.C. abandonado e virado em um grande lixao, pelo menos é o que parece os videos que o jornal Biguaçu em Foco fez lá na antiga sede do jornal O Estado, é um verdadeiro filme de terror, já varios blogs alem do meu, já noticiaram esta denuncia e ontem durante reuniao com varios Fotojornalistas Manezinhos, lá no SJSC, decidimos que o Sindicato se encarregaria de fazer um pedido ao MP Estadual para que ficasse como fiel depositario até se achar uma maneira honesta e adequada para conservar aquele patrimonio.
    Mais detalhes no site do SJSC e nos blogs:
    http://www.deolhonacapital.com.br/
    http://cangarubim.blogspot.com/2009/06/perambulando-por-entre-o-lixo-esqueleto.html
    http://sambaquinarede2.blogspot.com/
    http://jlcibilsfotojornalismo.blogspot.com/
    http://blog.colunaextra.com.br/

    Creio que voce fez parte desta História.
    É lamentavel, mas é a realidade, o descaso destes bem “sucedidos” e ben de “berço”, que nao estao nem ai com nossa cultura.
    Fica a pergunta e ai, Dona Silvia Hoepcke, porque nao fez sua fundaçao cultural “Hoepcke” fazer seu trabalho de conservaçao de um patrimonio que faz parte da história de sua familia, deixou se deteriorar, como se ninguem se importasse com aquele patrimonio.

    Damiao, é lamentavel mas é a realidade.

    Responder

  4. Posted by Luiza on 24/06/2009 at 16:25

    Prédio novo ou antigo o fato é que o descaso é grande!
    Eu estudo lá quase todos os dias e ontem, junto com alguns outros, dei com a cara na porta!!!
    A cultura e educação SEMPRE em segundo plano…

    Responder

  5. Posted by SANTOS, Izidoro Azevedo dos ... on 24/06/2009 at 16:34

    Um novo prédio fora do centro e com espaço para estacionamento, juntando-se a ela o Arquivo Público e o Instituto Histórico e Geográfico, órgãos afins.
    Quem iniciou o movimento para a mudança da Biblioteca da exígua sede que funcionava ao lado da catedral, sob o comando do Sr. Hermínio Menezes, avô do Cacau, fui eu, quando atuava na política estudantil. Na casa anterior às atuais instalações, chovia em cima do acervo, entre outros absurdos.
    Quanto ao descaso dos governos atuais (federal, estadual e municipal), lembro que, quando quiseram dar dinheiro para reforma da Catedral, argumentaram com preservação da cultura, os hipócritas.

    Responder

  6. Posted by Carlos Henrique on 24/06/2009 at 17:29

    Mas para “apoiar” o tal do showbol, aquela competição de futebol da SporTv que reúne jogadores aposentados (e barrigudos), tinha grana: R$ 1.750.000,00.
    São as prioridades dos nossos governantes…

    Responder

  7. Posted by João on 25/06/2009 at 10:04

    E que troço mais horrível esse showbol!!!!! Que coisa mais cretina!!!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: