O entrevistão com o delegado

 

Na minha pausa do fim de semana pude ler os jornais do Vale do Itajaí com muito mais calma. Peguei o Diarinho, em novo formato (gostei muito, está mais comprido, cabem mais letrinhas), e cheguei ao entrevistão de sábado-domingo, com o delegado Cláudio Monteiro. Jovem, inteligente, combativo, o delegado participou ativamente do processo de negociação para a libertação de Benta Pivatto e seu filho de três anos, que foram sequestrados num hotel em Penha, litoral Norte do Estado. Foi ele quem descobriu, num computador daquela família maligna que arquitetou o sequestro, o vídeo em que aparecia o abobrão Rafael de Borba ensinando o filho e uma sobrinha a roubar.

A entrevista é imensa, não posso transcrevê-la aqui. Foi concedida às repórteres Renata Rosa e Franciele Marcon e tem como título: “No mundo do tráfico de drogas, a dívida não é cobrada em cartório”.

Do grande papo colhi um trecho que diz tudo. Embora tenha aparente relação apenas com o município de Navegantes, o que o delegado diz pode se aplicar, com tranquilidade, para quase todas as cidades litorâneas de Santa Catarina que experimentam um processo de crescimento muito rápido.

O trecho:

“Tem todo o problema social de Navegantes, muita gente vindo de fora, a cidade não tem condições de comportar. A mão-de-obra desse pessoal não é qualificada e acaba favelizando a cidade. Essas pessoas, como não têm qualificação, não são inseridas no mercado de trabalho e acabam voltadas pro crime. Esse é o ciclo básico da criminalidade”.

Por mera coincidência, estava há pouco na rodoviária de Balneário Camboriú, que é administrada pela prefeitura, e vi por que a malaqueira não desce na cidade: havia um mutirão de funcionários do “Departamento de Migração” (era o que estava escrito na parte de trás das jaquetas) dando uma geral na rodoviária. Nunca fizeram isso em Florianópolis, nem em Itajaí, Joinville e outras cidades do nosso litoral.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: