Câmara na contramão

 

Colhi do site da Câmara de Vereadores de Florianópolis a seguinte matéria institucional (press-release): 

Se PEC for aprovada, Câmara da Capital terá que demitir pessoal 

Com a aprovação, ontem, do Projeto de Emenda Complementar, pelo Senado, que aumenta o numero de vereadores, a Câmara de Florianópolis terá que diminuir o seu quadro de servidores em torno de 17%, segundo seu presidente, Gean Loureiro (PMDB). Também será necessário cortar investimentos em programas que aproximam a instituição da comunidade. Entre eles, várias ações na área de comunicação social e projetos sociais, que estão previstos para serem lançados em julho. O aumento do número de vereadores pode coincidir com a queda do repasse constitucional da prefeitura para a manutenção da Câmara, que pode passar de 6% para 5%, conforme outra PEC em tramitação no Congresso.

Para Loureiro o que cabe fazer é um intenso trabalho de mobilização com a bancada catarinense na Câmara dos Deputados, para que a PEC aprovada pelo Senado seja rejeitada e, em seguida, uma mobilização com todos os líderes de bancada dos partidos. Um trabalho semelhante ao realizado no Senado, agora mais ostensivo.

Um breve comentário: a CCJ do Senado aprovou o projeto que recria mais de 7 mil vagas de vereadores em todo o Brasil. Mas o projeto exige uma série de medidas, entre as quais a redução de despesas por parte dos legislativos municipais. Ou seja, as câmaras serão rearrumadas, de acordo com o tamanho das cidades, mas com menos gastos, o que é bem razoável, se visualizarmos esse lamaçal em que se transformou a atividade política no país.

Pelo que entendi, a Câmara de Vereadores de Florianópolis está se preparando para reagir ao que o Senado aprovou, estimulando uma pressão sobre a Câmara Federal para que as exigências de moralidade – contempladas no projeto aprovado – sejam derrubadas.

Ai, ai. Depois, a maioria deles (políticos) quer que a sociedade mude de opinião a respeito de suas práticas.

Anúncios

5 responses to this post.

  1. Posted by Walmor on 19/06/2009 at 12:00

    Infelizmente para os senhores Vereadores e em especial para o Presidente da Câmara Municipal de Florianópolis. cortar gastos não faz parte da sua política. Claro o dinheiro não é deles, vem dos bolsos dos otários dos contribuintes, que pagam muitos impostos de forma direta e indireta para manter tudo isso funcionando, e muitas vezes funcionando mal. Porque o nobre Vereador não ficou contra o aumento do número de vagas de Vereadores, mas preferiu se omitir e agora que vai aumentar o número de Vereadores e diminuir os gastos fica contra. É um cara de pau isso sim.

    Responder

  2. Posted by Yuri on 19/06/2009 at 16:26

    Se os nossos vereadores estivessem somente na contramão estaríamos no lucro. Eles vivem em outro planeta faz anos.

    Responder

  3. Mas eles vão demitir funcionários? Vão colocar tudo na Prefeitura que é um cabide de emprego.
    A cidade está cada vez pior, os turistas agora resolveram morar na praça de tanto que gostam dela.
    Onde vai parar nossa cidade?
    Veja lá: http://www.otaviodimello.com/
    Grande abraço e bom final de semana.

    Responder

  4. Posted by gaviao on 21/06/2009 at 16:50

    damiao, veja o que os vereadores de sao jose fizeram. tiraram a tv camara do ar, dizendo que e para reparos tecnicos, mas muitos projetos de favorecimento ao prefeito estao sendo apresentados justo agora, neste momento de apagao no principal meio de divulgação da camara, desde 2007. correram com a imprensa para poderem ficar mais na surdina, como disse o vereador battisti, unico a fazer oposição ao governo. como se ve, a politica fede em qualquer canto.

    Responder

  5. Posted by Rafael Costa da Silva on 21/06/2009 at 20:05

    Prezado Sr. Damião,
    Tomei a liberdade de colocar no comentário deste assunto uma informação que não tem nada a ver. Talvez até o sr. tenha já divulgado, na dúvida envio abaixo.
    Tempo atrás lembro de ter visto o sr. comentando sobre sebos. Agora estava procurando um livro que já saiu de edição. Não encontrava em nenhuma livraria. Acabei deparando com um site muito interessante, que reúne vários sebos, e têm alguns aqui da grande Florianópolis, o nome é http://www.estantevirtual.com.br. Achei fantástico pois dá para fazer todo tipo de busca, ter idéia de preços e da disponibilidade. Encontrei o livro que estava procurando em São José e na Palhoça. Fui nos sebos indicados, e encontrei muitos outros livros interessantes, muitos até novinhos em folha.
    Um abraço,
    Rafael

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: