Nós somos os culpados

 

(…) Há, contudo, uma razão antiga que pode explicar a exclusão de Florianópolis: a ação dos contra. Venceu aquela mentalidade atrasada que tem origem na passividade cultural dos açorianos. Aquela que rejeitou os cariocas da Eletrosul na década de 1960. A mesma que, na década de 1970, refugou os gaúchos. E a que, agora com acréscimo ideológico, se faz presente em tudo o que se deseja de bom para a cidade. Esta gente, de costas para o resto do mundo, acha que trapiches, marinas, waterfronts, deques são benefícios burgueses.

Parte do texto que Moacir Pereira escreveu no DC de hoje.

Acha pouco, leitor? Leia tudo aqui.

Anúncios

16 responses to this post.

  1. Posted by Alex on 01/06/2009 at 9:07

    É, parece que o Moacir ficou bem magoado!

    Responder

  2. Posted by Anonimo da Silva on 01/06/2009 at 9:20

    Pelo que andam falando é só porque não houve torcida, não houve acertos politicos, foi uma vingancinha de um diretor da FIFA etc… Tudo cortina de fumaça para encobrir a verdade: não temos infraestrutura viária, baixa mobilidade urbana (qualquer barreira que cai interrompe o acesso ao norte da ilha, qualquer carreta com problemas interrompe o acesso ao continente, etc..)
    São acostumados a conchavos e falta de critérios tecnicos. Falta é humildade para reconhecer as falhas da cidade que saltam aos olhos de quem quer ver. Porém a verdade sempre acaba aparecendo.

    Responder

  3. Posted by J.L.CIBILS on 01/06/2009 at 11:13

    Este texto ai do Moa;….
    UHHHH… olha, acho que se ele escreveu isto, reflete o pensamento dos patroes dele, ou dele tambem, acho que ele perdeu uma grande chance de ficar quietinho e nao mexer no vespeiro, se as coisas já nao andam muito lá, “santas” por aqui em termos de credibilidade,transparencias em seus atos, claresa no que realmente querem fazer com nossa cidade, mostrar de fato um planejamento e colocar em pratica, creio que falta realmente compostura “HONESTA” de quem acha que a culpa é de quem é contra a vinda deste monstrengulo sem planejamento algum só bla,bla,bla, nao se sabe nem da onde vai sair os recursos para bancar tudo, é tudo segredinho, agora vem o secretario viajao dizer que a culpa é da CBF(mafia) e FIFA de quererem colocar a guela a baixo uma tal consultoria, o que mais senhorzinho secretario tem escondido na manga pra exmir o governo catarinense e a própria prefa daqui da falta de seguir um planejamento urbano para o municipio todo, desdo inicio de seus mandatos é tudo no afogadilho, apareceu é de fora, vai fazer bem pro égo, pro borso, entao toca ficha.
    Acho mesmo é que falta, é falta, ta faltando e muito é vergonha na cara.

    Responder

  4. Pra completar, “nós somos culpados” É UMA OVA!!!
    Nós do “contra”, pensamos o seguinte, que venha qualquer evento para cá, todos serao bem vindos, más,más, em primeiro lugar antes de encher a burra de grana NOSSA, no bolso dos outros, pense em resolver o basico para o povo Florianopolitano, e cito a ladainha basica de sempre, pra ser bem chato e que vire um mantra no ouvido dos a “favor”, um basiquinho:
    Saude,Educaçao (nao só na escola),Saneamento Basico e Agua,Transporte ( em geral-tudo que se refere a este tema),Segurança,Poluiçao,Planejamento Urbano(Urgente), lideranças de todos os setores da sociedade Florianopolitana, comprometida com o bem comum do povo local ( local se refere nao somente aos “MANEZINHOS” e sua cultura, mas sim a todos que moram aqui).
    Olha, varrer a imundice pra baixo do tapete nao resolve nada, sempre vai ter algum espertalhao de “fora” que termina levantando o tapete e ai meu caro, só tenho uma coisa a acrecentar ” mentira tem perna curta”.
    Eu penso no bem comum e voce?

    Responder

  5. Como eu digo no blog, a cupla é nossa e da imprensa que fica dando trela a esta gente, uma cidade que vive de sonhos e promessas de políticos nunca vai chegar a canto nenhum.
    Ninguem aqui é do contra e sim realista, estávamos vendo que Floripa não poderia ser sede de Copa nenhuma e nenhum evento deste porte.
    Não conseguem terminar a reforma nem da ponte Hercílio Luz, querem agora criar a Floripa Disney aqui.
    Não é ação dos contra e sim a dos a favor que Floripa seja uma cidade melhor.
    Mai um evento para enrriquecer políticos e prejudicar a cidade, não precisamos.
    Está bom assim, pelo menos vamos assistir a copa na tv sem pagar a mais por isto.
    Quem desejar ver pessoalmente, pegue e vá a Porto Alegre, Rio, São Paulo, faz umas comprinhas na 25 de março, na rua da Alfândega(Rio) e ainda vende uns produtos na volta para tirar a grana da viagem e boa copa pra todos.

    Responder

  6. Posted by Cesar Laus on 01/06/2009 at 14:50

    Fala sério Moacir!

    Tás de gozação, né não?

    Não foi pq não tem condições de ser nem governante pra bancar!

    Qquer um sabe que o campo tem que ter estacionamento. Onde tá o tal estacionamento no projeto?

    Qquer um sabe quer tem que ter acesso. O Estreito tem duas ruas. Uma seria trancada para fazer obra? O caos iria tomar conta da cidade.

    No lado de fora dos estádios se faz festa. Já pensou em fazer festa fora do campo do Figueira? Já pssastes por lá depois de um jogo? Não, né?

    Ora Moacir, não foi pq os incompetetnes só apresentaram paisagens, esqueceram dos projetos viáveis.

    Pô, meu, agora a culpa é do Avaí? Tás de sacanagem, né não?

    Pior, a culpa é dos co ‘ contra’? Tás de brincadeira. né não?

    A culpa é da cartolagem que não sabe fazer projeto. Só proposta.

    Não foi pq não tem condições de ser. Ser querem algo digno teríamos que fazer um estádio lá pros lados do Campeche. Todo mundo sabe disto. Mas daí, né, o Figueira, como ficaria? O Prisco iria detonar meio mundo. Afinal, ele tem muita coisa naquela manga, né não?

    Enfim, a culpa foi da manezada que ficou na pescaria e esqueceu de ligar pro Ricardo. O Teixeira.

    É muita cretinice ou é apenas jogo de cena pros amigos do rei? Aqueles que iriam fazer as obras, todas licitadas, com seriedade, lógico. Afinal, esta é a marca do PMDB. Tanto estadual como municipal.

    Abs.

    Responder

  7. Posted by gilberto teodoro on 01/06/2009 at 16:01

    É a “grande” infraestrutura que Florianópolis dispõe… Como se apenas bastasse as belezas naturais da cidade para encantar a FIFA e determinar a escolha. Basta andar pelas ruas da cidade e verificar o quanto estamos atrasados em relação a outras capitais, especialmente nesta última gestão. A cidade está à deriva, com desocupados por todo o lado, camelôs das mais diferentes procedências (inclusive do Perú, da Bolívia,…)ocupando os espaços públicos na maior, a sujeira a olhos vistos… Sem falar nas condições da ruas, praças e avenidas, e no precário sistema de transportes. O aeroporto de Teresina (PI) “dá um banho” no de Florianópolis. O que esperavam nossos governantes? Me engana, que eu gosto. Ma não os hômi da FIFA. A nossa bolinha anda muito murcha. Tá na hora de termos vergonha na cara e fazermos alguma coisa pela capital, que está se tornando, paradoxalmente, um local brega, onde predomina a burrice, o sertanejo, o pagode paulista, o axé, o gauchesco de 5a.… e pouca competência e seriedade no trato com a coisa pública. É terra de ninguém, assim como Balneário Camboriú se tornou. Só que nós temos história e estamos jogando pelo ralo.

    Responder

  8. Posted by gilberto teodoro on 01/06/2009 at 18:07

    Se o senhor Moacir Pereira for realmente imparcial, haverá de se lembrar que um dos maiores adversários dos equipamentos para atracação de navios de cruzeiros em Florianópolis(píers ou portos marítimos) é o Sr. Fernando M. de Matos, dono do Costão do Santinho (e presidente do Conselho Estadual de Turismo) que alardea que os navios de cruzeiro são os “maiores concorrentes dos resorts” (leia-se “meu resort”)!! A partir daí, subtendende-se que…. Foi assim com o Centro de Convenções na capital, que demorou 30 anos para ser feito (entre a constatação da sua necessidade e sua execução), porque um certo empresário convenceu a “todos” que deveria ser construído na SC-401, aproveitando-se a estrutura de um precário galpão de sua propriedade. E, assim, é tudo nesta bela cidade. Mas, favela pode!!

    Responder

  9. Nunca falei do aeroporto, mas já que o Gilberto falou, dizem que é internacional e vaza dentro….calado..
    Só olho aquilo e sempre me pergunto: internacional porque?
    Eu já tinha cantado a bola sobre a Fifa, olha no link e me diga a verdade: Pelas fotos tem condições:

    http://otaviodimello.blogspot.com/2009/01/floripa-fifa-vem-ai.html

    Vejam a linda rodoviária e ainda falam de eventos gigantescos, fora o centro abandonado…
    Gente é uma vergonha…socorro.

    Responder

  10. Posted by Luniara P. Pires on 01/06/2009 at 18:38

    Exatamente isso. Só não concordo com o gauchesco. A cidade deve ser planejada para todos e não para uns poucos. Temos que tirar partido da nossa vocação turística com planejamento, projetos consistentes e políticas de desenvolvimento sérias. Estamos remando contra a maré, deixando aqueles que mais podem (com o seu poder político ou econômico) usufruirem das benesses e facilidades para os seus negócios, enquanto a cidade vai pouco a pouco deixando de ser um ótimo lugar para se viver.

    Responder

  11. Posted by Alberto on 01/06/2009 at 21:26

    O “jornalista” Moacir Pereira perdeu totalmente o sendo do ridiculo, ao escrever sobre Florianópolis não ter sido escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo. Chegar a desmerecer o seu proprio povo (Moacir Pereira), não é exatamente um nome de descedência alemã, francesa ou inglesa como, pelo visto, o mesmo gostaria de ser. Se ele acha não sabem a serviço de quem

    Responder

  12. Posted by Alberto on 01/06/2009 at 21:38

    O “jornalista” Moacir Pereira perdeu totalmente o sendo do ridículo ao escrever sobre Florianópolis não ter sido escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo. Chegar a desmerecer o seu proprio povo. Moacir Pereira não é exatamente um nome de descedência alemã, francesa ou inglesa que, pelo visto, o mesmo gostaria ser. Se ele acha que seus conterrâneos não sabem a mando de quem este tipo de matéria é escrita, ele está muito enganado. Ou seja o Moacir Pereira que gosta de se mostrar um jornalista moderno e imparcial, não passa de mais um jornalista encilhado, como tantos outros neste país a fora.

    Responder

  13. Posted by Joanildo on 01/06/2009 at 22:41

    Vou além. Fora Ironman!!!! Essa pessoas “do a favor” não enxergam o próprio umbigo. A cidade é uma dádiva da natureza! Porém isso não basta. Se não tiver um mínino de infra estrutura não dá. E, infelizmente, a cidade não tem. O alcaide o LHS, já estão aqui no poder há 6 anos e não fizeram nada, além de promessas mirabolantes, nada para melhorar essa situação. Ah, desculpa, eles tb criticam o tempo todo a “herança maldita”. Governar olhando o retrovisor até eu. Se eles sabiam dessa pepineira porque assumiram? Me poupem!

    Responder

  14. Posted by Jairo on 01/06/2009 at 22:55

    Ele está chorando o leite derramado que a empresa para a qual trabalha não embolsara em Florianópolis.
    Ou alguém duvida que uma das grandes beneficiadas($$$$) seria a RBS?

    Responder

  15. Posted by Felipe on 02/06/2009 at 20:15

    Poxa Damião, não publicou meu comentário. Ficou com medo do que eu escrevi sobre o Moacir? Pensei que esse blog era livre, mas pelo visto…

    Responder

  16. Posted by Roney Prazeres on 02/06/2009 at 21:37

    Fala sério Moacir!
    Florianópolis nunca teve chances reais. Tudo já estava definido há muito tempo.
    Nossa cidade se encontra em uma “sinuca de bico” urbana, ou aprendemos a planejar o futuro ou não teremos futuro.
    Chega de delírios!
    Queremos uma cidade moderna sim, mas com qualidade de vida para os que aqui vivem, não a qualidade de vida propagada nas revistas de circulação nacional, mas a verdadeira, que garanta educação, saúde, segurança, cultura e possibilidade de futuro.
    Chega de delírios!
    Vamos construir nosso futuro sem acabar com nosso passado.
    Saudações Desterrenses.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: