Dissecando o WTTC

wttc1

Presidente da entidade particular WTTC, Jean-Claude Baumgarten, e o governador catarinense Luiz Henrique, no encerramento do congresso privado de turismo, ontem, no Costão do Santinho. Foto James Tavares

O jornalista Henrique Ungaretti fez considerações críticas tão importantes (baseadas em pesquisa a que se dedicou ontem) num comentário que trago para cá como uma reflexão dominical. Ele se refere ao post “Marketing e jornalismo: sutis diferenças (3)”, em que eu falo sobre o primeiro registro razoável, em mídia mundial, sobre o congresso do WTTC em Florianópolis: 

Damião, não sei se é mídia mundial. O site é o da BBC Brasil, como bem notaste. Ocorre que o site da BBC original, o inglês, não reproduz a matéria. Uma procura pela sigla WTTC revela que a última matéria publicada lá sobre a organização data de 2005. O mais incrível é que nem o site do próprio WTTC (www.wttc.org) dá publicidade a Florianópolis ou Santa Catarina.  A palavra Florianópolis aparece bem pequeninha quando se clica na seção de “eventos”. E é só. Nem uma fotinho e nem qualquer outra informação. Hoje, na seção de notícias, começaram a aparecer links para matérias escritas em português por um site nacional chamado http://www.mercadoeeventos.com.br. Ainda no Brasil, há hoje uma matéria sobre o assunto no portal UOL. O “gancho” é falta de saneamento em todo o Estado. Se a ideia era ganhar publicidade para o Estado, tem sido negativa. No mesmo dia em que inauguravam aqui o evento do milênio, o caderno de turismo de jornal O Estado de S. Paulo também o ignorava completamente. Uma pesquisa nos sites de jornais como o The Times, de Londres, mostra que a coisa não emplacou lá, igualmente. O mesmo se dá no site do jornal The New York Times. E, segundo gente que está trabalhando no evento, o número de participantes é 50% menor do que se esperava. Mas o dado não é oficial. Pode ser fofoca… O WTTC é uma entidade que reúne executivos de negócios do turismo, representantes de apenas 100 empresas do ramo. Aqui tem sido vendido como o organismo máximo do turismo mundial. Este é a Organização Mundial do Turismo – WTO, ligada à ONU. No site da WTO, da mesma forma, o tal do WTTC é completamente ignorado. Trata-se do engodo do milênio, em que Santa Catarina gasta dinheiro público para organizar um evento da iniciativa privada. Excelente negócio para eles, que encontraram aqui gente otária o suficiente para lhes pagar a festa.

Relendo o que o Ungaretti escreveu, me veio à cabeça: Tribunal de Contas? Ministério Público? Rede Globo? Veja? Isto É? Época? Alguém vai fazer algo a respeito?

Anúncios

19 responses to this post.

  1. WTTC = Fraude

    Caso para Políicia e Ministério Público

    Responder

  2. Posted by Denis on 17/05/2009 at 10:41

    parabéns pro Henrique. Finalmente alguém postou algo interessante sobre essa fraude que nos venderam como se fosse a melhor coisa que já trouxeram pra cá e será o divisor de águas do turismo. Façam uma pesquisa aqui na ilha mesmo e vejam que o evento, tirando o Costão, do amigão do governador o Fernando Marcondes, não fez diferença nenhuma. Nos bares, restaurantes e demais apêndices do turismo da terrinha, ninguém sentiu nem mesmo um ventinho fresco do que seria o vendaval do século, ou melhor, como blasfemou o rei luis XV “evento do milênio”. Agora, nos resta pagar a conta, que será bem alta, por sinal. Realmente, por favor, autoridades de respeito no estado (TCE, MP, PF): INVESTIGUEM ESSE WTTC. Não tem como aceitar que nosso dinheiro entupa os bolsos de um pequeno grupo de empresários estrangeiros. É sem dúvida, o escândalo do milênio.

    Responder

  3. Posted by mandabrasa on 17/05/2009 at 12:12

    a mentalidade de alguns blogs é algo fora do comum. Alem de não saber pesquisar na internet, divulga informações incorretas. Denunciar desvios é correto, não entender a realidade é bem diferente. Ficaria feliz lendo qualquer elogio, somente consigo ver criticas nos blogs de sc

    Responder

    • Posted by LesPaul on 18/05/2009 at 8:37

      Blog É COMENTÁRIO. Faça um blog pra você e elogie o que bem entender. Ñão existe pretexto válido para calar qualquer opinião. Um dia o pretexto será para calar a sua.

      Responder

    • Posted by Aramorim on 18/05/2009 at 15:50

      O “manda brasa” deve ser uns dos que estão “queimando” nosso dinheirinho….ou quem sabe, “guardando” – no seu bolso é claro….Vá te catar!!!!!!!
      Como diz o Lespaul, cria teu bloc e faça milhões elogios….

      Responder

  4. Posted by Ale on 17/05/2009 at 12:13

    A apuração por qualquer um desses órgãos (TCE, MP, PF, TCU) é complicada. A não ser que tenha ocorrido alguma irregularidade no repasse de verbas ou nos gastos, o evento em si, a escolha pela sua realização, no meu entender, não pode ser questionado. É como questionar a contratação de um artista para um evento realizado por uma prefeitura para a festa de seu aniversário. Podemos não gostar, achar que foi um dinheiro mal gasto, que deveria ser empregado em outra finalidade, etc…
    O que podemos, aliás, devemos é cobrar de nossas autoridades mais respeito no uso de nosso dinheiro, e não votar nessa turma que gosta de eventos e viagens, mas muito pouco de trabalho de verdade.

    Responder

  5. damiao algum problema com minha postagem , onde falo do MP e policia no caso WTTC

    Responder

  6. Gosto de comentar o blog
    Não é concorrencia

    Responder

  7. Posted by caio on 17/05/2009 at 17:03

    Foram apenas 200 inscrições, das 800 esperadas.
    Nenhuma cobertura da mídia internacional.
    Por aqui só a RBS acompanhou de perto dados aos interesses no projeto.
    Uma vergonha gastar 22 milhões para um seminário e dois jantares, um deles com show do Gilberto Gil.

    Responder

  8. Damião desisto de comentar no teu blog. Acho que sinceramente é o que desejas

    Responder

  9. Posted by google não é oráculo on 17/05/2009 at 20:21

    procurar noticias pelo google é insuficiente devido a mecanismo de bloqueio dos nossos jornais.
    digite qualquer assunto e vc nao encontrara a cobertura completa, meu caro.
    comece visitando o site do evento e depois de continuidade visitando os jornais e revistas individualmente.
    estiveram presentes economic times da india, travel weekly, cctv china, rajan datar da bbc, clarim, agencia efe, entre tantas outras midias internacionais.
    http://www.globaltraveltourism.com

    Responder

    • Posted by LesPaul on 18/05/2009 at 8:44

      E as principais agências de NOTÍCIAS? Você claramente é do ou ligado ao evento, se esconde sob pseudônimo engraçadinho mas ordinário, e não responde porque NEM NA MÍDIA chapa branca nacional o evento emplacou com o destaque que aqui anunciaram como algo extraordinário. Fosse [extraordinário], teria merecido ao menos cartolinhas de primeira página. Um funtour gera tanta mídia quanto e é muitíssimo mais barato. Quanto aos investidores, alguns são os mesmos que a FATMA foi visitar na Espanha um mês antes do evento? Se o projeto de Ganchos (2 bilhões – afinal, é tudo estratosférico) é um deles, para que o evento? O investimento já estava ‘captado’? se é pro da Gamboa, Guarda Parque do Tabuleiro, também não era necessário evento. Ou o evento é justamente para SELAR estes compromissos?

      Responder

  10. Posted by o povo não é bobo on 17/05/2009 at 21:39

    damiao, desconsidere esta primeira linha, porque como ves, o email é falso. a exemplo do google nao é oraculo, que vc deu espaço. Quero responder a ele:

    Sr. Google não é oráculo: aqui é “o povo não é bobo”. Deves ser alguém do governo, quem sabe algum destes assessores que ganham um excelente salário que nós, o povo, temos que pagar ou então algum funcionário da RBS. Sei que estás fazendo teu papel, de defender o emprego, mas convenhamos: NÃO DEU PAUTA o tal WTTC simplesmente porque o governador Nero, ops, digo Luis Henrique quis fazer um agradozinho pro Seo Marcondes de Matos e os apaniguados do governo federal, além da RBS vendida até a alma com quem à subsidia, no caso o governo. Nem o Jornal Nacional cedeu uma linha sequer ao evento, muito menos os grandes jornais do país. Imagina então o própio site do wttc (confirmando o que o Hungaretti disse) que não traz nada. Nem uma notinha sobre o evento de R$ 20 milhões que ia mudar a cara do turismo catarina, ops, brasileiro… Fui buscar nos outros sites, como o sr. google não é oráculo citou e mais uma vez, nada. Nem na

    Responder

  11. Posted by Gs on 17/05/2009 at 21:55

    Damiao e Ungaretti, vamos por partes: TCE (nao investigam pq nao querem); MP(só querem investigar o que dá mídia,e este evento (wttc) é da mídia) ; Rede Globo (nao vai fazer nada pq é a chefe da RBS-mamadora e idealizadora do evento)); Isto é (compraram) ; Época (é da Globo). Sobrou quem? Nós, os idiotas que pagam impostos!

    Responder

  12. acho que houve algum “pobrema” teus leitores não vão entender. Minha postagem de 10:38 só apareceu depois das 18:00, porr isso chiei.

    Responder

  13. Posted by Epaminondas on 18/05/2009 at 21:58

    Olha a cara de satisfação do carequinha Francês, dono das contas bancárias que receberam a graninha. Que sorriso matreiro, de nem acreditar que conseguiu enganar tanta gente assim tão facilamente. Nem ele acredita!

    Responder

  14. vocês irão tremer quando eu publicar as fotos de meu agente lá no WTTC.

    Responder

  15. Posted by Gabriela on 20/05/2009 at 1:34

    grande Ungaretti!

    Responder

  16. Posted by Bella on 23/05/2009 at 11:34

    Tem mais de uma questao neste escandalo todo:

    1) custou uma fortuna e beneficiou poucas pessoas;

    2) a tao falada midia espontanea internacional que daria retorno ao Estado nao aconteceu;

    3)os prestadores de servico beneficiados (Costao, Acoriana Turismo etc) estao intimamente ligados a quem deu ou distribuiu o dinheiro- vejam editorial do Carlos Magnavita no Jornal de Turismo de ontem sobre isso.
    http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destaques/24610-wttc-cesar.html

    Se isso nao merecer investigacao do MP, e’ porque SC e’ um dos mais corruptos estados do Brasil!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: